Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5033
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de-
dc.creatorOliveira, Natalia Gabriela Kopsell de-
dc.date2019-11-29-
dc.date.accessioned2022-03-04T13:13:26Z-
dc.date.available2022-02-02-
dc.date.available2022-03-04T13:13:26Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5033-
dc.description.resumoO presente artigo tem como tema o letramento literário na Educação Infantil. A pesquisa teve por objetivo analisar características e critérios das obras literárias selecionadas e distribuídas pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) para a Educação Infantil, levando em conta a importância dessas obras para o processo de letramento com crianças pequenas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e documental, que seguiu o percurso metodológico da Análise de Conteúdo (AC), desenvolvida por Bardin (1977) e Neves (1996). Foram analisados documentos e textos do PNBE de 2014 – última edição do programa - bem como os acervos da categoria “Creche I e II”, para a Educação Infantil, levando em conta os critérios de qualidade para a seleção dos livros, com foco principal nas temáticas identificadas nas obras. Desta análise, foram criadas sete categorias temáticas, que contemplassem temas semelhantes, sendo elas: “Ludicidade”, “Aspectos e problemáticas sociais na infância”, “Aprendizagem/reprodução de valores, condutas morais e cuidados com o corpo”, “O humor, a graça e o riso”, “Contos de fada e fábulas”, “Cantigas infantis” e “Aprendizagem formal”. Com a análise, concluiu-se que as temáticas apresentadas pelos livros atendem aos critérios de qualidade especificados nos documentos do programa, por meio da diversidade de temas e de histórias que fazem parte do repertório das crianças, do seu cotidiano, contexto social e cultura. Foram discutidas e apresentadas possibilidades para o trabalho pedagógico com esses livros, podendo proporcionar contribuições significativas para a construção do letramento literário na Educação Infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T16:48:41Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 624218 bytes, checksum: fe6c61cb553df6e714e31e1e4719f4b3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T13:13:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 624218 bytes, checksum: fe6c61cb553df6e714e31e1e4719f4b3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T13:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 624218 bytes, checksum: fe6c61cb553df6e714e31e1e4719f4b3 (MD5) Previous issue date: 2019-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional Biblioteca na Escolapt_BR
dc.titleLetramento literário na educação infantil: uma análise dos livros distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA.pdf609,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.