Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5033Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de | - |
| dc.creator | Oliveira, Natalia Gabriela Kopsell de | - |
| dc.date | 2019-11-29 | - |
| dc.date.accessioned | 2022-03-04T13:13:26Z | - |
| dc.date.available | 2022-02-02 | - |
| dc.date.available | 2022-03-04T13:13:26Z | - |
| dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
| dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5033 | - |
| dc.description.resumo | O presente artigo tem como tema o letramento literário na Educação Infantil. A pesquisa teve por objetivo analisar características e critérios das obras literárias selecionadas e distribuídas pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) para a Educação Infantil, levando em conta a importância dessas obras para o processo de letramento com crianças pequenas. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e documental, que seguiu o percurso metodológico da Análise de Conteúdo (AC), desenvolvida por Bardin (1977) e Neves (1996). Foram analisados documentos e textos do PNBE de 2014 – última edição do programa - bem como os acervos da categoria “Creche I e II”, para a Educação Infantil, levando em conta os critérios de qualidade para a seleção dos livros, com foco principal nas temáticas identificadas nas obras. Desta análise, foram criadas sete categorias temáticas, que contemplassem temas semelhantes, sendo elas: “Ludicidade”, “Aspectos e problemáticas sociais na infância”, “Aprendizagem/reprodução de valores, condutas morais e cuidados com o corpo”, “O humor, a graça e o riso”, “Contos de fada e fábulas”, “Cantigas infantis” e “Aprendizagem formal”. Com a análise, concluiu-se que as temáticas apresentadas pelos livros atendem aos critérios de qualidade especificados nos documentos do programa, por meio da diversidade de temas e de histórias que fazem parte do repertório das crianças, do seu cotidiano, contexto social e cultura. Foram discutidas e apresentadas possibilidades para o trabalho pedagógico com esses livros, podendo proporcionar contribuições significativas para a construção do letramento literário na Educação Infantil. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T16:48:41Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 624218 bytes, checksum: fe6c61cb553df6e714e31e1e4719f4b3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T13:13:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 624218 bytes, checksum: fe6c61cb553df6e714e31e1e4719f4b3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-04T13:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 624218 bytes, checksum: fe6c61cb553df6e714e31e1e4719f4b3 (MD5) Previous issue date: 2019-11-29 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Programa Nacional Biblioteca na Escola | pt_BR |
| dc.title | Letramento literário na educação infantil: uma análise dos livros distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) | pt_BR |
| dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
| Appears in Collections: | Pedagogia | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| OLIVEIRA.pdf | 609.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.