Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5034
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de-
dc.creatorPetri, Elizandra Salete Prestes-
dc.creatorSilva, Nilce dos Santos da-
dc.date2019-12-01-
dc.date.accessioned2022-03-04T13:20:26Z-
dc.date.available2022-02-09-
dc.date.available2022-03-04T13:20:26Z-
dc.date.issued2019-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5034-
dc.description.resumoEsta pesquisa está ancorada nas bases teóricas dos Estudos Culturais e dos Estudos da Infância e aborda o tema ―infância, mídia e tecnologia‖, tendo como principal objetivo refletir sobre a relação entre as mídias, a infância contemporânea e os desafios para a inserção de novas tecnologias na Educação Infantil. Atualmente, o mundo midiático está se tornando protagonista na vida das crianças, com um avanço cada vez mais acelerado. A mídia dialoga diretamente com as crianças, tornando-as alvo de inúmeros apelos, dentre eles a publicidade. A escola, nesse contexto, passa a atender novas demandas, na tentativa de acompanhar a evolução desse desenvolvimento tecnológico. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e utilizando como estratégia a revisão bibliográfica, procurou-se identificar de que forma pesquisas acadêmicas discutem esse tema. Analisaram-se nove dissertações e uma tese publicadas em programas de pósgraduação no Brasil, entre os anos 2008 e 2018. Com a análise, constatou-se que a relação entre mídia e tecnologia ainda é um grande desafio para as escolas de Educação Infantil. As pesquisas revelaram que muitos professores ainda enfrentam muitas dificuldades no uso e no manuseio dos recursos que a mídia oferece, mas identificaram-se inúmeras iniciativas em que professores incorporam através das mídias novas linguagens em suas práticas pedagógicas, tornando-se multiplicadores dessas experiências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T17:00:45Z No. of bitstreams: 1 PETRI.pdf: 381009 bytes, checksum: a9d9f422d845bfba27fd73b4f5e6eb1b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T13:20:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PETRI.pdf: 381009 bytes, checksum: a9d9f422d845bfba27fd73b4f5e6eb1b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T13:20:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PETRI.pdf: 381009 bytes, checksum: a9d9f422d845bfba27fd73b4f5e6eb1b (MD5) Previous issue date: 2019-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titleInfâncias e mídias na contemporaneidade: reflexões a partir dos estudos culturaispt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PETRI.pdf372.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.