Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5034
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de | - |
dc.creator | Petri, Elizandra Salete Prestes | - |
dc.creator | Silva, Nilce dos Santos da | - |
dc.date | 2019-12-01 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T13:20:26Z | - |
dc.date.available | 2022-02-09 | - |
dc.date.available | 2022-03-04T13:20:26Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5034 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa está ancorada nas bases teóricas dos Estudos Culturais e dos Estudos da Infância e aborda o tema ―infância, mídia e tecnologia‖, tendo como principal objetivo refletir sobre a relação entre as mídias, a infância contemporânea e os desafios para a inserção de novas tecnologias na Educação Infantil. Atualmente, o mundo midiático está se tornando protagonista na vida das crianças, com um avanço cada vez mais acelerado. A mídia dialoga diretamente com as crianças, tornando-as alvo de inúmeros apelos, dentre eles a publicidade. A escola, nesse contexto, passa a atender novas demandas, na tentativa de acompanhar a evolução desse desenvolvimento tecnológico. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e utilizando como estratégia a revisão bibliográfica, procurou-se identificar de que forma pesquisas acadêmicas discutem esse tema. Analisaram-se nove dissertações e uma tese publicadas em programas de pósgraduação no Brasil, entre os anos 2008 e 2018. Com a análise, constatou-se que a relação entre mídia e tecnologia ainda é um grande desafio para as escolas de Educação Infantil. As pesquisas revelaram que muitos professores ainda enfrentam muitas dificuldades no uso e no manuseio dos recursos que a mídia oferece, mas identificaram-se inúmeras iniciativas em que professores incorporam através das mídias novas linguagens em suas práticas pedagógicas, tornando-se multiplicadores dessas experiências. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-09T17:00:45Z No. of bitstreams: 1 PETRI.pdf: 381009 bytes, checksum: a9d9f422d845bfba27fd73b4f5e6eb1b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T13:20:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PETRI.pdf: 381009 bytes, checksum: a9d9f422d845bfba27fd73b4f5e6eb1b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-04T13:20:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PETRI.pdf: 381009 bytes, checksum: a9d9f422d845bfba27fd73b4f5e6eb1b (MD5) Previous issue date: 2019-12-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.title | Infâncias e mídias na contemporaneidade: reflexões a partir dos estudos culturais | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.