Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5034
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Infâncias e mídias na contemporaneidade: reflexões a partir dos estudos culturais |
Author: | Petri, Elizandra Salete Prestes Silva, Nilce dos Santos da |
First advisor: | Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de |
Resume: | Esta pesquisa está ancorada nas bases teóricas dos Estudos Culturais e dos Estudos da Infância e aborda o tema ―infância, mídia e tecnologia‖, tendo como principal objetivo refletir sobre a relação entre as mídias, a infância contemporânea e os desafios para a inserção de novas tecnologias na Educação Infantil. Atualmente, o mundo midiático está se tornando protagonista na vida das crianças, com um avanço cada vez mais acelerado. A mídia dialoga diretamente com as crianças, tornando-as alvo de inúmeros apelos, dentre eles a publicidade. A escola, nesse contexto, passa a atender novas demandas, na tentativa de acompanhar a evolução desse desenvolvimento tecnológico. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e utilizando como estratégia a revisão bibliográfica, procurou-se identificar de que forma pesquisas acadêmicas discutem esse tema. Analisaram-se nove dissertações e uma tese publicadas em programas de pósgraduação no Brasil, entre os anos 2008 e 2018. Com a análise, constatou-se que a relação entre mídia e tecnologia ainda é um grande desafio para as escolas de Educação Infantil. As pesquisas revelaram que muitos professores ainda enfrentam muitas dificuldades no uso e no manuseio dos recursos que a mídia oferece, mas identificaram-se inúmeras iniciativas em que professores incorporam através das mídias novas linguagens em suas práticas pedagógicas, tornando-se multiplicadores dessas experiências. |
Keywords: | Educação Ensino e aprendizagem Educação infantil Tecnologias |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5034 |
Issue Date: | 1-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.