Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5035
Tipo: Monografia
Título: A atuação da(o) pedagoga(o) no Sistema Único de Saúde: o que pensa e como age a equipe de saúde na perspectiva da interprofissionalidade?
Autor(es): Plucinski, Josiane Regina
Primeiro Orientador: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Primeiro membro da banca: Graff, Patrícia
Segundo membro da banca: Brum, Crhis Netto de
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Jane Teresinha Donini
Resumo: A necessidade de um profissional em Pedagogia no ambiente hospitalar é assegurada pela Resolução nº 41/1995 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), pois sendo a educação um direito, o seu acesso deve atender a todos(as) aqueles que necessitam. Este estudo tem como objetivo geral investigar, sob o olhar da equipe multiprofissional de saúde, a visão sobre a Pedagogia e sobre a(o) Pedagoga(o) no espaço hospitalar, bem como suas implicações para o Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva da interprofissionalidade. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici. Foram selecionados dois hospitais em macrorregiões diferentes do estado de Santa Catarina, com uma característica semelhante, que é a de possuir em sua equipe, a atuação da(o) Pedagoga(o) Hospitalar. As(os) participantes do estudo foram constituídos por 29 (vinte e nove) profissionais. Foram entrevistados 06 (seis) médicos(as), 07 (sete) enfermeiras, 04 (quatro) assistentes sociais, 05 (cinco) nutricionistas, 05 (cinco) psicólogas e 2 (duas) pedagogas. Todas(os) as(os) participantes do estudo foram caracterizadas(os) e responderam ao Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), em seguida todos responderam as questões da entrevista, de modo que todas(os) as(os) participantes realizaram as três etapas do instrumento de pesquisa. O estudo foi submetido para avaliação ética e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ( CEP/UFFS) sob o número do parecer de aprovação de centro coordenador 3.578.953 (Chapecó, 16 de Setembro de 2019), sob o CAAE número 19939219.7.0000.5564, e aprovado também pelo CEP do Hospital Santo Antônio sob o número do parecer de aprovação de Instituição Coparticipante 3.654.543 (Blumenau, 22 de Outubro de 2019), sob o CAAE número 19939219.7.3001.5359, conforme preveem as Resoluções Nº 466/2012 e Nº 510/2016. Os resultados mostraram a estrutura e o conteúdo das representações sociais das(os) profissionais de saúde sobre a pedagogia no ambiente hospitalar, emergindo quatro categorias e uma subcategoria: Educação em/na/e/para a saúde, com a subcategoria Espaços e processos educativos; A(O) Pedagoga(o) e o vínculo com os usuários do SUS; Aspectos do trabalho da Pedagogia e da Pedagogia Hospitalar; e A interprofissionalidade e as(os) profissionais. O estudo evidencia a necessidade de uma maior clareza do papel da(o) pedagoga(o) no ambiente hospitalar por parte das(os) profissionais de saúde, e demonstra, também, que as diversas possibilidades de atuação da Pedagogia na saúde não se restringem ao ambiente hospitalar. O estudo também permitiu observar as representações presentes no imaginário das(os) profissionais de saúde diante da interprofissionalidade, e ancoradas(os) em suas vivências e experiências hospitalares, os discursos contraditoriamente reconhecem a prática interprofissional como eficaz e necessária para o SUS, mas não a desempenham efetivamente em relação à(ao) pedagoga(o) como integrante da equipe de saúde, demonstrando uma dificuldade em se desenvolver uma prática colaborativa como decisiva para promoção de saúde e cuidado humanizado.
Abstract/Resumen: The necessity of a professional in Pedagogy in the hospital environment is secured by the Resolution nº 41/1995 of the National Council for the Rights of Children and Adolescents (CONANDA), since the education is a right, its access should receive those who need it. This study has as general objective to investigate, from perspective of a multiprofessional healthcare team, the point of view about the Pedagogy and the Pedagogue in the hospital environment, as well as its implications for the Public Health System (SUS), considering the interprofessionality. Therefore, it is a descriptive, exploratory and qualitative research, using as theoretical-methodological reference the Theory of Social Representations, from Serge Moscovici. Two hospitals from different macroregions of the State of Santa Catarina were selected, with similar characteristics, which should have in its team an Hospital Pedagogue. The participants of the study were 29 professionals. Six (6) physicians, seven (7) nurses, four (4) social assistants, five (5) nutritionists, five (5) psychologists and two (2) pedagogues were interviewed. All the participants of the study were characterized and they answered to the Test of Free Association of Words (TALP), after, all of them answered the questions of the interview, thus all the participants made the three stages of the research instrument. The study was submitted to the ethical evaluation and approved by the Research Ethics Committee with Human Beings (CEP/UFFS), under the number of the approval protocol of the coordinator center 3.578.953 (Chapecó, September 16, 2019), under the Certificate of Presentation for Ethical Consideration (CAAE) number 19939219.7.0000.5564, and also approved by the Research Ethics Committee of the Santo Antônio Hospital, under the number of the approval protocol of the Co-Participant Institution 3.654.543 (Blumenau, October 22, 2019), under the CAAE number 19939219.7.3001.5359, according to the Resolutions Nº 466/2012 and Nº 510/2016. The results showed the structure and the content of the health professionals’ social representations about the pedagogy in the hospital environment, emerging four categories and one subcategory: Education in/ in the/and/for the health, with the subcategory Spaces and educational processes; The Pedagogue and the connection of the users of the Public Health System (SUS); Work aspects of the Pedagogy and the Hospital Pedagogy; and The Interprofessionality and the professionals. The study puts in evidence the necessity of a greater clarity of the role of the pedagogue in the hospital environment, considering the health professionals and also demonstrates that the several possibilities of performance of Pedagogy in health are not restricted to the hospital environment. The study also allowed to observe the representations present in the imaginary of the health professionals, considering the interprofessionality, and based on their hospital experiences, the speeches contradictorily recognize the interprofessional practice as effective and necessary to the Public Health System (SUS), however they do not effectively exercise it in relation to the pedagogue as part of the healthcare team, showing a difficulty in develop a collaborative pratice as decisive for the promotion of health and humanized care.
Palavras-chave: Pedagogia
Hospital
Atenção à saúde
Sistema Único de Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5035
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PLUCINSKI.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.