Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5039
Tipo: Monografia
Título: A curricularização do cinema: onde está o cinema infantil brasileiro?
Autor(es): Cordeiro, Wericles Macedo
Primeiro Orientador: Reali, Noeli Gemelli
Primeiro membro da banca: Pensin, Daniele Pederiva
Segundo membro da banca: Moraes, Elisa Helene Moutinho Bernardo de
Resumo: A curriculaziração do cinema se dá a partir das discussões da Lei nº 13.006/2014 que institui duas horas mensais de exibição de cinema brasileiro nas escolas. O objetivo central da cartografia desenvolvida neste trabalho é tornar visível a produção de cinema infantil brasileiro, tendo como objetivos específicos: discutir a importância do cinema na escola; analisar as iniciativas de cinema para o público infantil no Brasil e registrar os pontos de conhecimento para a análise e reflexão sobre o pensar e fazer o currículo em conexão com o cinema. Os princípios do método cartográfico foram as trilhas metodológicas que orientaram essa viagem investigativa. Foram realizados vários mapas de localização bibliográfica/midiática, elaborados a partir de leitura e fichamento de livros, artigos e teses, bem como buscas pela internet utilizando as palavras-chaves: cinema infantil; mostra de cinema infantil no Brasil; festivais de cinema infantil no Brasil. Os dados foram organizados em quadros dos festivais de cinema infantil mais importantes de cada uma das cinco regiões do Brasil. Existe uma vasta produção de cinema infantil brasileiro que corre numa espécie de subterrâneo midiático. A cartografia realizada tornou visível um cinema que aguarda políticas públicas e investimentos nas escolas para que a sétima arte possa fazer parte da vida das crianças brasileiras, assim como os livros, as quadras de esporte e a literatura infantil. É necessário destinar recursos públicos tanto para a estrutura física de salas de multiatividades quanto na formação de docentes. O cinema infantil brasileiro é rico em produções, as quais se consolidam como grandes formas de exibição da exuberante cultura nacional, plural e democrática.
Abstract/Resumen: The curriculum of cinema is based on the discussions of Law No. 13.006/2014, which institutes 2 hours per month of showing Brazilian cinema in schools. The main objective of this cartography is to make the production of Brazilian children's cinema visible, as well as, and from that, the specific objectives are to discuss the importance of cinema at school; analyze the cinema initiatives for children in Brazil and register the points of knowledge for the analysis and reflection on thinking and making the curriculum in connection with cinema. The principles of the cartographic method were the methodological paths that guided this investigative journey. Several bibliographic/media location maps were made. For this, books, articles and theses were read and registered, as well as internet searches using keywords such as: children's cinema; children's film shows in Brazil; children's film festivals in Brazil. The data were organized in tables of the most important children's film festivals in each of the five regions of Brazil. There is a vast production of Brazilian children's cinema that run in a kind of media underground. The cartography carried out made visible a cinema that awaits public policies and investments in schools so that the seventh art can be part of the lives of Brazilian children, such as books, sports courts and children's literature. It is necessary to allocate public resources both in the physical structure of multi-activity rooms as well as in the training of teachers. Brazilian children's cinema is rich in production and they are consolidated as great forms of exhibition of the exuberant national, plural and democratic culture.
Palavras-chave: Cinema
Escola
Currículo
Ensino e aprendizagem
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5039
Data do documento: 15-Out-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORDEIRO.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.