Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/503
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Rodrigo Saballa de | - |
dc.contributor.referee1 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee2 | Vasques, Rosani Fátima | - |
dc.creator | Pagliari, Elisandra Cátia | - |
dc.date | 2015-12-02 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-26T13:35:26Z | - |
dc.date.available | 2015-11-22 | - |
dc.date.available | 2017-06-26T13:35:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-23 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/503 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, a partir das contribuições dos Estudos de Gênero e da Literatura Infantil, tem como objetivo apresentar a importância de serem abordadas as novas configurações familiares na Educação Infantil. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar como são veiculadas as representações de famílias homoparentais em dez livros de literatura para crianças. Desse modo, o corpus de análise é composto por: 1) Olívia tem dois papais (LEITE, 2010); 2) O livro do Pedro (Maria dos 7 aos 8) (BACELAR, 2008); 3) Meus Dois Pais (CARRASCO, 2010); 4) O Livro da família (PARR, 2003); 5) É tudo família (MAXEINER, 2013); 6) O grande e maravilhoso livro das Famílias (HOFFMAN; ASQUITH, 2011); 7) Bem – Vindo à Família (HOFFMAN; ASQUITH, 2014); 8) Eu tenho duas mães (MARTELLI, 2010); 9) And Tango makes three (RICHARDSON; PARNELL, 2005); 10) King & King & Family (HAAN; NIJLAND, 2004). Desse modo, para análise das representações das famílias homoparentais nas obras que compõem o corpus de análise, apresento cinco categorias: 1) Diferentes configurações familiares; 2) Adoção; 3) Relações de afeto entre as famílias e as crianças; 4) Relações de afeto entre os casais; 5) Preconceito e Discriminação. Sugiro também, algumas proposições de trabalho sobre gênero e as novas configurações familiares utilizando obras literárias como aliado do trabalho pedagógico com crianças na Educação Infantil. Os resultados obtidos possibilitam a percepção de que a forma como as famílias homoparentais estão sendo representadas nos livros de literatura infantil são bem interessantes e abrangentes no sentido de que trazem elementos e situações que aproximam as crianças das diferentes realidades familiares existentes em nosso contexto social. Além disso, os textos e imagens são bem elucidativos para que as crianças reflitam sobre o assunto, sobre suas identidades e atitudes. Desse modo, utilizar a literatura como ferramenta pedagógica para se trabalhar a temática das novas configurações familiares na Educação Infantil é propiciar às crianças uma aprendizagem significativa, na qual as diferenças sejam respeitadas e compreendidas com naturalidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-23T14:58:15Z No. of bitstreams: 1 PAGLIARI.PDF: 2755650 bytes, checksum: 1bd4a0a195090bca6c4efd1f3a4d9275 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-26T13:35:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAGLIARI.PDF: 2755650 bytes, checksum: 1bd4a0a195090bca6c4efd1f3a4d9275 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-26T13:35:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAGLIARI.PDF: 2755650 bytes, checksum: 1bd4a0a195090bca6c4efd1f3a4d9275 (MD5) Previous issue date: 2017-06-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Famílias homoparentais | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Conceito de gênero | pt_BR |
dc.subject | Adoção | pt_BR |
dc.title | Famílias homoparentais em livros de literatura para crianças : as novas configurações familiares na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAGLIARI.PDF | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.