Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/503
Tipo: Monografia
Título: Famílias homoparentais em livros de literatura para crianças : as novas configurações familiares na educação infantil
Autor(es): Pagliari, Elisandra Cátia
Primeiro Orientador: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Vasques, Rosani Fátima
Resumo: A presente pesquisa, a partir das contribuições dos Estudos de Gênero e da Literatura Infantil, tem como objetivo apresentar a importância de serem abordadas as novas configurações familiares na Educação Infantil. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar como são veiculadas as representações de famílias homoparentais em dez livros de literatura para crianças. Desse modo, o corpus de análise é composto por: 1) Olívia tem dois papais (LEITE, 2010); 2) O livro do Pedro (Maria dos 7 aos 8) (BACELAR, 2008); 3) Meus Dois Pais (CARRASCO, 2010); 4) O Livro da família (PARR, 2003); 5) É tudo família (MAXEINER, 2013); 6) O grande e maravilhoso livro das Famílias (HOFFMAN; ASQUITH, 2011); 7) Bem – Vindo à Família (HOFFMAN; ASQUITH, 2014); 8) Eu tenho duas mães (MARTELLI, 2010); 9) And Tango makes three (RICHARDSON; PARNELL, 2005); 10) King & King & Family (HAAN; NIJLAND, 2004). Desse modo, para análise das representações das famílias homoparentais nas obras que compõem o corpus de análise, apresento cinco categorias: 1) Diferentes configurações familiares; 2) Adoção; 3) Relações de afeto entre as famílias e as crianças; 4) Relações de afeto entre os casais; 5) Preconceito e Discriminação. Sugiro também, algumas proposições de trabalho sobre gênero e as novas configurações familiares utilizando obras literárias como aliado do trabalho pedagógico com crianças na Educação Infantil. Os resultados obtidos possibilitam a percepção de que a forma como as famílias homoparentais estão sendo representadas nos livros de literatura infantil são bem interessantes e abrangentes no sentido de que trazem elementos e situações que aproximam as crianças das diferentes realidades familiares existentes em nosso contexto social. Além disso, os textos e imagens são bem elucidativos para que as crianças reflitam sobre o assunto, sobre suas identidades e atitudes. Desse modo, utilizar a literatura como ferramenta pedagógica para se trabalhar a temática das novas configurações familiares na Educação Infantil é propiciar às crianças uma aprendizagem significativa, na qual as diferenças sejam respeitadas e compreendidas com naturalidade.
Palavras-chave: Famílias homoparentais
Literatura infantil
Educação infantil
Prática pedagógica
Preconceito
Conceito de gênero
Adoção
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/503
Data do documento: 23-Jun-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAGLIARI.PDF2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.