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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/503
Tipo: | Monografia |
Título: | Famílias homoparentais em livros de literatura para crianças : as novas configurações familiares na educação infantil |
Autor(es): | Pagliari, Elisandra Cátia |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Rodrigo Saballa de |
Primeiro membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Segundo membro da banca: | Vasques, Rosani Fátima |
Resumo: | A presente pesquisa, a partir das contribuições dos Estudos de Gênero e da Literatura Infantil, tem como objetivo apresentar a importância de serem abordadas as novas configurações familiares na Educação Infantil. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar como são veiculadas as representações de famílias homoparentais em dez livros de literatura para crianças. Desse modo, o corpus de análise é composto por: 1) Olívia tem dois papais (LEITE, 2010); 2) O livro do Pedro (Maria dos 7 aos 8) (BACELAR, 2008); 3) Meus Dois Pais (CARRASCO, 2010); 4) O Livro da família (PARR, 2003); 5) É tudo família (MAXEINER, 2013); 6) O grande e maravilhoso livro das Famílias (HOFFMAN; ASQUITH, 2011); 7) Bem – Vindo à Família (HOFFMAN; ASQUITH, 2014); 8) Eu tenho duas mães (MARTELLI, 2010); 9) And Tango makes three (RICHARDSON; PARNELL, 2005); 10) King & King & Family (HAAN; NIJLAND, 2004). Desse modo, para análise das representações das famílias homoparentais nas obras que compõem o corpus de análise, apresento cinco categorias: 1) Diferentes configurações familiares; 2) Adoção; 3) Relações de afeto entre as famílias e as crianças; 4) Relações de afeto entre os casais; 5) Preconceito e Discriminação. Sugiro também, algumas proposições de trabalho sobre gênero e as novas configurações familiares utilizando obras literárias como aliado do trabalho pedagógico com crianças na Educação Infantil. Os resultados obtidos possibilitam a percepção de que a forma como as famílias homoparentais estão sendo representadas nos livros de literatura infantil são bem interessantes e abrangentes no sentido de que trazem elementos e situações que aproximam as crianças das diferentes realidades familiares existentes em nosso contexto social. Além disso, os textos e imagens são bem elucidativos para que as crianças reflitam sobre o assunto, sobre suas identidades e atitudes. Desse modo, utilizar a literatura como ferramenta pedagógica para se trabalhar a temática das novas configurações familiares na Educação Infantil é propiciar às crianças uma aprendizagem significativa, na qual as diferenças sejam respeitadas e compreendidas com naturalidade. |
Palavras-chave: | Famílias homoparentais Literatura infantil Educação infantil Prática pedagógica Preconceito Conceito de gênero Adoção |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/503 |
Data do documento: | 23-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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