Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5045
Type: Monografia
Título : Bebês, crianças bem pequenas e literatura em contextos de educação infantil: um estudo da produção científica
Author: Graciani, Rafaela
Santos, Vitória Aparecida dos
First advisor: Rivero, Andréa Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Triches, Márcia Andréia
metadata.dc.contributor.referee2: Moraes, Elisa Helene Moutinho Bernardo de
Resume: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Campus Chapecó - SC) e consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico orientada pelo seguinte problema de pesquisa: como a literatura pode ser proposta nas instituições de Educação Infantil de modo a reconhecer e legitimar as especificidades dos bebês e crianças bem pequenas? Seu principal objetivo foi o de conhecer e analisar os contributos da produção científica, cujo foco investigativo reside nas relações entre literatura, bebês e crianças bem pequenas em contextos de Educação Infantil. Nessa direção, realizou-se um levantamento e seleção de trabalhos científicos, nas bases de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do Google Acadêmico no período de 2015 a 2020, que abordassem a temática de interesse em busca de elementos sobre a centralidade da pesquisa. A invisibilidade histórica dos bebês nas produções científicas da área da Educação Infantil é evidente, contudo, a localização de um conjunto de pesquisas, mais precisamente de um total de 16 trabalhos, parece indicar um crescente interesse pela temática e um movimento recente no sentido da ampliação da produção teórica sobre as relações entre literatura, bebês e crianças bem pequenas em contextos de educação das crianças de 0 a 5 anos.
Resumen : This final course project in the School of Pedagogy of the Federal University at the Southern Border (UFFS - Campus Chapecó - SC) is a qualitative and bibliographic study guided by the following research problem: how can literature be proposed in early childhood education to recognize and legitimize the specificities of infants and very young children? Its main objective was to know and analyze the contributions of scientific research focused on relations between literature and infants and very young children in early childhood education. To identify specific elements of this theme, a survey and selection of scientific studies was conducted in the databases of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) and of Google Acadêmico for the period from 2015 to 2020. The historic invisibility of infants in scientific productions in the field of early childhood education became evident, however, the location of a group of 16 studies appears to indicate a growing interest in the theme and a recent movement towards broadening theoretical production about relations between literature, infants and very young children in early childhood education for children from 0 to 5.
Palabras clave : Educação infantil
Bebês
Desenvilvemto humano
Literatura infantil
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5045
Fecha de publicación : 27-ene-2021
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GRACIANI.pdf500,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.