Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gräff, Patrícia | - |
dc.creator | Santin, Adriana | - |
dc.date | 2021-10-04 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T14:21:18Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11 | - |
dc.date.available | 2022-03-04T14:21:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5046 | - |
dc.description.abstract | The main purpose of this article is to understand how Attention Deficit Hyperactivity Disorder has been addressed in academic research in the educational field, which took it as a focus of investigation. The research is qualitative in nature, with bibliographic and documental support. The data was collected from several platforms, such as the Capes periodicals portal, the UFFS digital repository, the Scielo platform, and pedagogical journals. The data analysis allowed the production of two analytical categories: Teacher education and Pedagogical strategies. The first is linked to the teacher training process and the second to the pedagogical strategies recommended to provide learning conditions to students with ADHD. We conclude that the educational approach to ADHD has been gaining ground within scientific works, which characterizes an important movement towards the production of other conditions for the learning of individuals sheltered under this set of characteristics, moving pedagogical practices away from a clinical character that historically constitutes the approach to ADHD. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo principal compreender como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade vem sendo abordado nas pesquisas acadêmicas na área educacional, que o tomaram como foco de investigação. A pesquisa tem cunho qualitativo e aporte bibliográfico e documental. O levantamento de dados foi realizado a partir de diversas plataformas, como o portal de periódicos da Capes, o repositório digital da UFFS, a plataforma Scielo, além de revistas voltadas à área pedagógica. A análise dos dados possibilitou a produção de duas categorias analíticas: Formação de professores e Estratégias pedagógicas. A primeira está ligada ao processo de formação de professores e a segunda condiz com as estratégias pedagógicas recomendadas para proporcionar as condições de aprendizagem aos alunos com TDAH. Conclui-se que a abordagem educacional do TDAH vem ganhando corpo dentro dos trabalhos científicos, o que caracteriza um movimento importante para a produção de outras condições para a aprendizagem dos indivíduos abrigados sob esse conjunto de características, afastando as práticas pedagógicas de um caráter clínico que historicamente constitui a abordagem do TDAH. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-11T13:52:31Z No. of bitstreams: 1 SANTIN.pdf: 287024 bytes, checksum: d3e371ac2affcd901f49ce9cafc0bb53 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T14:21:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTIN.pdf: 287024 bytes, checksum: d3e371ac2affcd901f49ce9cafc0bb53 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-04T14:21:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTIN.pdf: 287024 bytes, checksum: d3e371ac2affcd901f49ce9cafc0bb53 (MD5) Previous issue date: 2021-10-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Trastorno de déficit de atenção e hiperatividade e educação: o que dizem as produções científicas | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTIN.pdf | 280,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.