Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5046
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Trastorno de déficit de atenção e hiperatividade e educação: o que dizem as produções científicas |
Author: | Santin, Adriana |
First advisor: | Gräff, Patrícia |
Resume: | O presente artigo tem como objetivo principal compreender como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade vem sendo abordado nas pesquisas acadêmicas na área educacional, que o tomaram como foco de investigação. A pesquisa tem cunho qualitativo e aporte bibliográfico e documental. O levantamento de dados foi realizado a partir de diversas plataformas, como o portal de periódicos da Capes, o repositório digital da UFFS, a plataforma Scielo, além de revistas voltadas à área pedagógica. A análise dos dados possibilitou a produção de duas categorias analíticas: Formação de professores e Estratégias pedagógicas. A primeira está ligada ao processo de formação de professores e a segunda condiz com as estratégias pedagógicas recomendadas para proporcionar as condições de aprendizagem aos alunos com TDAH. Conclui-se que a abordagem educacional do TDAH vem ganhando corpo dentro dos trabalhos científicos, o que caracteriza um movimento importante para a produção de outras condições para a aprendizagem dos indivíduos abrigados sob esse conjunto de características, afastando as práticas pedagógicas de um caráter clínico que historicamente constitui a abordagem do TDAH. |
Resumen : | The main purpose of this article is to understand how Attention Deficit Hyperactivity Disorder has been addressed in academic research in the educational field, which took it as a focus of investigation. The research is qualitative in nature, with bibliographic and documental support. The data was collected from several platforms, such as the Capes periodicals portal, the UFFS digital repository, the Scielo platform, and pedagogical journals. The data analysis allowed the production of two analytical categories: Teacher education and Pedagogical strategies. The first is linked to the teacher training process and the second to the pedagogical strategies recommended to provide learning conditions to students with ADHD. We conclude that the educational approach to ADHD has been gaining ground within scientific works, which characterizes an important movement towards the production of other conditions for the learning of individuals sheltered under this set of characteristics, moving pedagogical practices away from a clinical character that historically constitutes the approach to ADHD. |
Palabras clave : | Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade Formação de professores Ensino e aprendizagem Inclusão escolar Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5046 |
Fecha de publicación : | 4-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTIN.pdf | 280,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.