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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5047
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | O lugar da dança na educação infantil no currículo da rede municipal de ensino de Chapecó-SC |
Author: | Giovanoni, Caroline Jennifer Soave, Larissa Paula |
First advisor: | Loro, Alexandre Paulo |
Resume: | artigo propõe a análise da inserção da dança no currículo de Educação Infantil de Chapecó- SC, a partir dos documentos oficiais da rede municipal de ensino. Metodologicamente, utilizouse da análise documental para a obtenção de dados, na organização de um estudo qualitativo com vistas a aprofundar o objeto de estudo. Partindo da análise do Currículo Base da Educação Infantil Municipal de Chapecó-SC (CHAPECÓ, 2019), do Currículo da Educação Infantil da Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC, 2019) e da Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Chapecó (CHAPECÓ, 2020), os resultados indicam que a dança está contemplada nos currículos, porém ainda de forma pouco abrangente, associada à música, à cultura e aos eventos que ocorrem ao longo do ano letivo nas escolas. Em contrapartida, aponta-se para que sejam desenvolvidas práticas pedagógicas que contemplem as habilidades previstas nos campos de experiência da BNCC (BRASIL, 2017), que são a base da organização curricular. A dança, ao ser inserida como conteúdo nas práticas pedagógicas, poderá ser um lugar destinado à liberdade de expressão e sensibilidade, não se limitando apenas ao tempo da música ou até mesmo da rotina escolar |
Abstract: | This article proposes to analyze the insertion of dance in the Early Childhood Education curriculum in Chapecó-SC, based on official documents from the municipal education system. Methodologically, it was used document analysis to obtain data, in organization of a qualitative study aiming to deepening the object of study. Based on the analysis of the Currículo Base da Educação Infantil Municipal de Chapecó-SC (CHAPECÓ, 2019), the Currículo da Educação Infantil da Região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC, 2019) and the Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Chapecó (CHAPECÓ, 2020), the results points that dance is present in curriculum, though still not broadly, associated to music, culture and events which happens occur throughout the school year. On the other hand, it is recommended to develop pedagogical practices that address the skills provided in the BNCC (BRASIL, 2017) experience fields, which are the basis of thr curriculum organization.Dance, when inserted as content in pedagogical practices, can be a place for freedom of expression and sensitivity, not limited to music time or even school routine. |
Keywords: | Educação infantil Dança Currículo Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5047 |
Issue Date: | 18-Oct-2021 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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