Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5049
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rivero, Andréa Simões-
dc.contributor.referee1Lanes, Erone Hemann-
dc.contributor.referee2Seganfredo, Kátia Aparecida-
dc.creatorCavalheiro, Paola Wilk-
dc.creatorBonato, Raquel Cristina-
dc.date2021-10-14-
dc.date.accessioned2022-03-04T14:26:02Z-
dc.date.available2022-02-11-
dc.date.available2022-03-04T14:26:02Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5049-
dc.description.abstractThe present research conducts an analysis of studies and research about outer spaces and the relationship with nature in early childhood education, paying attention to aspects such as pedagogical planning, the intentionality of propositions and the meanings produced by children in their experiences in those spaces. Therefore, it was conducted a bibliographical research of a qualitative nature, developed through the search and analysis of selected researches on the platforms of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) with the Working Group 07 - Children's Education from 0 to 6 Years (GT07), from Revista Zero-a-Seis (NUPEIN/UFSC) and from Google Scholar, in order to analyze the contributions of scientific production in the field. From the selection and detailed analysis of the researches, a certain scarcity of scientific production was found, within the scope of the 3 platforms in the delimited period, regarding the relationship of babies and very young children with outer spaces and with nature. Whilst there are indications about this field gaining recognition in terms of its possibilities in early childhood education, including the construction of significant experiences, the expansion of imagination and the construction of environmental awareness. There are also indications that the pedagogical planning needs to contemplate diverse, regular and prolonged experiences in outer spaces of institutions, expanding and diversifying children's experiences. Considering the path taken, it is possible to say that, despite the interest involving the field, the need for expansion and deepening of the research in the field is indisputable.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho realiza uma análise de estudos e pesquisas acerca dos espaços externos e das relações com a natureza na educação infantil, dirigindo atenção a aspectos como a prática pedagógica, à intencionalidade das proposições e às significações produzidas pelas crianças em suas vivências nesses espaços. Para tanto, pretendeu-se realizar uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de busca e análise de textos selecionados nas plataformas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) junto ao Grupo de Trabalho 07 - Educação de Crianças de 0 a 6 Anos (GT07), Revista Zero-a-Seis (NUPEIN/UFSC) e Google Acadêmico, a fim de analisar as contribuições da produção científica à temática. A partir da seleção e análise pormenorizada dos trabalhos, constatou-se certa escassez da produção científica, no âmbito das 3 plataformas no período delimitado, no que tange à relação de bebês e crianças bem pequenas com os espaços externos e com a natureza. Ao mesmo tempo, há indícios de que a temática está ganhando reconhecimento quanto às suas possibilidades na educação infantil, entre elas a construção de experiências significativas, a ampliação da imaginação e a construção da consciência ambiental. Há também indicativos de que o planejamento pedagógico precisa contemplar experiências diversas, regulares e prolongadas nas áreas externas das instituições, ampliando e diversificando as vivências das crianças. A partir do percurso realizado é possível dizer que, apesar de perceber-se um interesse sobre a temática, a necessidade de ampliação e aprofundamento de pesquisas na área de educação infantil é incontestávelpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-11T16:58:50Z No. of bitstreams: 1 CAVALHEIRO.pdf: 345335 bytes, checksum: 79a1755bb6b0eea7b30a1956976ebb13 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-04T14:26:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAVALHEIRO.pdf: 345335 bytes, checksum: 79a1755bb6b0eea7b30a1956976ebb13 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T14:26:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAVALHEIRO.pdf: 345335 bytes, checksum: 79a1755bb6b0eea7b30a1956976ebb13 (MD5) Previous issue date: 2021-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.titleQuando as crianças se encontram com a natureza: os espaços externos e suas possibilidades na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAVALHEIRO.pdf337,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.