Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5049
Type: Monografia
Title: Quando as crianças se encontram com a natureza: os espaços externos e suas possibilidades na educação infantil
Author: Cavalheiro, Paola Wilk
Bonato, Raquel Cristina
First advisor: Rivero, Andréa Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Lanes, Erone Hemann
metadata.dc.contributor.referee2: Seganfredo, Kátia Aparecida
Resume: O presente trabalho realiza uma análise de estudos e pesquisas acerca dos espaços externos e das relações com a natureza na educação infantil, dirigindo atenção a aspectos como a prática pedagógica, à intencionalidade das proposições e às significações produzidas pelas crianças em suas vivências nesses espaços. Para tanto, pretendeu-se realizar uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, desenvolvida por meio de busca e análise de textos selecionados nas plataformas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) junto ao Grupo de Trabalho 07 - Educação de Crianças de 0 a 6 Anos (GT07), Revista Zero-a-Seis (NUPEIN/UFSC) e Google Acadêmico, a fim de analisar as contribuições da produção científica à temática. A partir da seleção e análise pormenorizada dos trabalhos, constatou-se certa escassez da produção científica, no âmbito das 3 plataformas no período delimitado, no que tange à relação de bebês e crianças bem pequenas com os espaços externos e com a natureza. Ao mesmo tempo, há indícios de que a temática está ganhando reconhecimento quanto às suas possibilidades na educação infantil, entre elas a construção de experiências significativas, a ampliação da imaginação e a construção da consciência ambiental. Há também indicativos de que o planejamento pedagógico precisa contemplar experiências diversas, regulares e prolongadas nas áreas externas das instituições, ampliando e diversificando as vivências das crianças. A partir do percurso realizado é possível dizer que, apesar de perceber-se um interesse sobre a temática, a necessidade de ampliação e aprofundamento de pesquisas na área de educação infantil é incontestável
Abstract: The present research conducts an analysis of studies and research about outer spaces and the relationship with nature in early childhood education, paying attention to aspects such as pedagogical planning, the intentionality of propositions and the meanings produced by children in their experiences in those spaces. Therefore, it was conducted a bibliographical research of a qualitative nature, developed through the search and analysis of selected researches on the platforms of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) with the Working Group 07 - Children's Education from 0 to 6 Years (GT07), from Revista Zero-a-Seis (NUPEIN/UFSC) and from Google Scholar, in order to analyze the contributions of scientific production in the field. From the selection and detailed analysis of the researches, a certain scarcity of scientific production was found, within the scope of the 3 platforms in the delimited period, regarding the relationship of babies and very young children with outer spaces and with nature. Whilst there are indications about this field gaining recognition in terms of its possibilities in early childhood education, including the construction of significant experiences, the expansion of imagination and the construction of environmental awareness. There are also indications that the pedagogical planning needs to contemplate diverse, regular and prolonged experiences in outer spaces of institutions, expanding and diversifying children's experiences. Considering the path taken, it is possible to say that, despite the interest involving the field, the need for expansion and deepening of the research in the field is indisputable.
Keywords: Educação infantil
Ensino e aprendizagem
Educação infantil
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5049
Issue Date: 14-Oct-2021
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAVALHEIRO.pdf337,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.