Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5052
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A formação incial de professores para atuação na EJA: indícios formativos inerentes aos projetos educativos do curso de pedagogia da UFFS
Autor(es): Scalcon, Karoline
Appel, Vali Fátima Bet
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: O presente estudo se configura em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), exigência inerente à matriz curricular do Curso de Pedagogia da UFFS, campus Chapecó. Esse artigo foi escrito como compromisso ético subsidiado por exercícios de problematização educacional e tem como objetivo buscar indícios formativos para atuação na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseado nos Projetos Educativos do Curso de Pedagogia da UFFS. Para tal, adotamos a pesquisa qualitativa de cunho exploratório/indiciário, com caráter documental. O reconhecimento da relevância da formação inicial do professor para atuar junto ao público/sujeitos que buscam adentrar a vida escolar/acadêmica de forma tardia, em decorrência de diferentes situações específicas, peculiares a cada sujeito, nos possibilitou estudar sua história e trajetória oficializada. Ousamos, outrossim, buscar nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) do Curso de Pedagogia neste contexto e lugar, nos planos de ensino dos Componentes Curriculares Regulares (CCRs), em exercícios de pesquisa e de extensão, referenciais que explicitam/explicitaram os compromissos com a modalidade formativa. Embora tênues, a busca sinaliza que emergem alguns compromissos formativos quanto a modalidade no Curso de Pedagogia, por meio de CCR específico, de discussões das semanas acadêmicas, de estudos e de pesquisas em TCCs, e alguns exercícios de extensão universitária. Destacamos, outrossim, a necessidade de fortalecimento das discussões dadas as singularidades do público afetado a essas discussões por meio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e pela interface da Educação Popular ensejada pela Universidade. Os indícios formativos evidenciados emergem de um CCR específico, de algumas discussões que estão circunscritas nas metodologias de ensino do curso, em alguns TCCs e em uma baixa participação nas discussões inerentes a eventos de extensão no curso.
Abstract/Resumen: The current study, characterize itself as a Final Course Work (TCC), inherent requirement to the curricular matrix in the Pedagogy course at Federal University of South Frontier (UFFS), located in Chapecó. This article was written as an ethical commitment subsidized by educational problematization exercises and aims to look for training evidence to work in the Youth and Adult Education (EJA) modality, based on the Educational Projects of Pedagogy Course at UFFS. To reach our goal, we adopted a qualitative research of exploratory nature, with documentary character. The recognition of the initial professor training relevance to work with the public / people who look for entering school / academic life lately, due to different situations, which are specific to each one, gave us the opportunity to study their history and official trajectory. We also analyzed the Pedagogical Political Projects (PPPs) of the Pedagogy Course in this context and place, in the teaching plans of the Regular Curricular Components (CCRs), in research and extension exercises, references which show the commitments with the formative modality. Although it is tenuous, the results show that some formative commitments emerge regarding the modality in the Pedagogy Course, through specific CCR, discussion during the academic weeks, TCCs studies and researches, and some extension exercises. We also emphasize the need to strengthen the discussions given the singularities of the affected public by these discussions through the inseparability of teaching, research and extension and by the Popular education interface of the University. The reported formative evidences emerge from a specific CCR, some discussions which are circumscribed in the teaching methodologies of the course, in some TCCs, and in a low participation in the discussion inherent to extension events in the course.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5052
Data do documento: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCALCON.pdf733,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.