Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5054
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Gestão escolar democrática: o que diz a pesquisa sobre este tema?
Autor(es): Coutinho, Jéssica Carla Fonseca
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Resumo: Este artigo relata estudo que teve como objetivo produzir um panorama das pesquisas realizadas no campo da Gestão Escolar e disseminadas no EDUCERE, no período de 2008 a 2019, tendo em vista contribuir com o campo de conhecimento do tema. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva do tipo bibliográfica, denominada pesquisa do “estado do conhecimento” (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006). Os dados foram identificados, sistematizados e analisados segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os dados receberam tratamento qualitativo. Ao longo da década em foco, a pesquisa identificou e analisou 22 trabalhos completos, que tiveram como eixo prioritário a Gestão Escolar Democrática. Os principais dados identificados e analisados foram os seguintes: origem institucional das pesquisas, concepções da gestão escolar que analisam e características do processo de gestão democrática. Identificou-se que a região geográfica com maior volume de produção no tema foi o Sul (81,82%) cuja maior incidência de trabalhos recai sobre a instituição PUCPR, sede do evento. Os trabalhos trazem na sua maioria a concepção de Democratização da Gestão e Autonomia (45,4%). E que as características dos processos de gestão democrático têm com prioridade o aspecto do trabalho coletivo e participativo. Conclui-se que uma gestão democrática tem por objetivo a mobilização das pessoas de forma articulada e coletiva, com atuação eficiente na escola com a finalidade de transformação da realidade.
Abstract/Resumen: This article reports a study that aimed to produce an overview of research carried out in the field of School Management and disseminated at EDUCERE, from 2008 to 2019, with a view to contributing to the field of knowledge on the subject. It is an exploratory and descriptive research of the bibliographic type, called research on the “state of knowledge” (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006).Data were identified, systematized and analyzed according to Bardin (2016) content analysis technique. Data received qualitative treatment. Throughout the decade in focus, the research identified and analyzed 22 complete works, which had as a priority focus the Democratic School Management. The main data identified and analyzed were the following: institutional origin of the research, conceptions of school management that they analyze and characteristics of the democratic management process. It was identified that the geographic region with the highest volume of production on the subject was the South (81.82%) and the incidence of works falls naturally on the institution PUCPR, host of the event. The works mostly bring the concept of Democratization of Management and Autonomy (45.4%). And that the characteristics of democratic management processes prioritize the aspect of collective and participatory work. It is concluded that a democratic management aims to mobilize people in an articulated and collective way, with efficient performance at school with the purpose of transforming reality.
Palavras-chave: Democracia participante
Educação
Escola
Administração da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5054
Data do documento: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COUTINHO.pdf781 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.