Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5067
Tipo: Monografia
Título: Sexualidade e educação sexual: uma análise das imagens em livros didáticos de ciências dos anos iniciais
Autor(es): Hillesheim, Bruna
Galli, Luciane Tramontina Peruchi
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Primeiro coorientador: Malagi, Aline
Primeiro membro da banca: Malagi, Aline
Segundo membro da banca: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: Tratou-se de um estudo que teve como objetivo realizar a análise de imagens contidas nos Livros Didáticos (LD) de Ciências utilizados de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Chapecó (SC), no sentido de identificar como os LD concebem e orientam a abordagem da sexualidade em âmbito escolar. Configurou-se como uma pesquisa qualitativa que fez uma análise bibliográfica de um dos principais instrumentos da prática pedagógica e do ensino de ciência escolar, o LD. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2016). O corpus da pesquisa constitui-se de cinco LD de Ciências. Identificou-se que em quatro livros há unidade de conteúdos programáticos relacionados à sexualidade e em um livro não há abordagem do tema. Neste cenário identificaram-se 74 imagens relacionadas ao tema da sexualidade. Observou-se a existência de duas grandes dimensões, conforme a natureza do conteúdo destas imagens, biológica e sociocultural. Ainda se verificou que 52,38% deram ênfase para a Dimensão Biológica e 47,62% para a Dimensão Sociocultural. Os LD de Ciências, objeto de análise, trazem poucas informações sobre gênero e sexualidade e os conteúdos que aparecem são guiados pela perspectiva biológica e fisiológica do sexo e do gênero. Os aspectos socioculturais em sua maioria são implícitos, mas aparecem. Dessa forma, problematizar o LD de Ciências pode constituir-se de um importante comunicador social de amplo espectro na divulgação de conhecimentos científicos sobre sexualidade, o que, por certo, contribuiu para a formação de sujeitos capazes de interpretar sobre gênero e sexualidade a partir de ideias científicas contextualizadas, interdisciplinares, éticas e cidadãs.
Abstract/Resumen: Se trató de un estudio cuyo objetivo fué realizar el análisis de imágenes contenidas en los Libros Didácticos (LD) de Ciencias que son utilizados desde el 1° al 5° grado de primaria en una escuela pública de la ciudad de Chapecó (SC), en el sentido de identificar como los LD conciben y guían el enfoque de la sexualiad en el ambiente escolar. Se configuró como una investigación cualitativa donde se hizo un análisis bibliográfico de uno de los principales instrumentos de la práctica pedagógica y de la enseñanza de ciencia escolar, el LD. Para el análisis de los datos se utilizó el método de análisis de contenido de Bardin (2016). El corpus de la investigación se constituyó de cinco LD de Ciencias. Se identificó que en cuatro libros existe una unidad de temas programáticos relacionados con la sexualidad y en un libro no se aborda este tema. En este escenario se identificaron 74 imágenes relacionadas con el tema de la Sexualidad. Se observó la existencia de dos grandes dimensiones, dependiendo de la naturaleza del contenido de estas imágenes, biológica y sociocultural. Se verificó que 52,38% dieron énfasis a la Dimensión Biológica y 47,62% a la Dimensión Sociocultural. Los LD de ciencias, objeto de análisis, traen poca información sobre género y sexualidad y los contenidos que aparecen son guiados por una perspectiva biológica y fisiológica del sexo y del género. Los aspectos socioculturales son en su mayoria implícitos, pero aparecen. De esta manera, problematizar el LD de Ciencias se puede constituir de un importante comunicador social de amplio espectro en la divulgación de conocimientos científicos sobre sexualidad, que, por cierto, contribuyó para la formación de sujetos capaces de interpretar sobre género y sexualidad por medio de ideas científicas contextualizadas, interdisciplinarias, éticas y ciudadanas.
Palavras-chave: Educação sexual
Livro didático
Ensino fundamental
Sexualidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5067
Data do documento: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HILLESHEIM.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.