Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5071
Tipo: Monografia
Título: A interação entre o lúdico e o aprendizado: o uso de um jogo didático para a construção do conhecimento
Autor(es): Oliveira, Thais Cristina Dick Cardozo de
Primeiro Orientador: Ohlweiler, Mariane Inês
Resumo: Ao considerar as mudanças históricas presentes nas formas de ensinar e aprender, percebe-se o quanto o ambiente escolar tornou-se desafiador, nesse sentido, o presente trabalho propõe a utilização de um jogo didático para o ensino e aprendizagem de Química. O trabalho objetivou analisar como um jogo didático pode auxiliar no ensino e aprendizagem de conceitos Químicos. A pesquisa é de cunho qualitativo, cujas ferramentas metodológicas basearam-se na aplicação de um jogo didático com estudantes do 2o ano do Curso Técnico em Cooperativismo do Instituto Federal do Paraná, campus Capanema, e em entrevistas realizadas com os alunos que participaram da proposta. A análise das respostas obtidas pelos estudantes baseou-se na análise discursiva. Por meio da pesquisa, foi possível concluir que o jogo didático agiu como uma ferramenta didática que auxiliou no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract/Resumen: Considering the historical changes present in the ways of teaching and learning, we realize how challenging the school environment has become, in this sense, the present work proposes the use of a didactic game for teaching and learning chemistry. The work aimed to analyze how a didactic game can help in teaching and learning chemical concepts. The research is qualitative, whose methodological tools were based on the application of a didactic game with students of the 2nd year of the Technical Cooperative Course of the Federal Institute of Paraná, Capanema campus, and on interviews with the students who participated in the proposal. The analysis of the answers obtained by the students was based on discursive analysis. Through the research, it was possible to conclude that the didactic game acted as a didactic tool that helped in the teaching and learning process.
Palavras-chave: Jogos Educativos
Ensino e Aprendizagem
Ensino Profissional e Técnico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5071
Data do documento: 10-Dez-2019
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.