Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dudek, Danuce Marcele-
dc.creatorPontes, Elton Jose Bremm-
dc.date2017-06-29-
dc.date.accessioned2022-03-07T19:08:39Z-
dc.date.available2022-03-07T19:08:39Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5073-
dc.description.abstractIn the present work we tried to do an analysis of didactic books on the content of particle physics. Initially, we searched the history to understand the construction of the physical knowledge of this study area to date. Subsequently a theoretical contribution was made to understand what the standard model says, with its interactions and symmetries. Then, with the objective of comparing the analyzed material with that proposed by the guiding documents of basic education in Brazil, we studied the main documents [Laws of Education Guidelines and Bases (LDB), National Curriculum Plans (PCNs), Plan National Textbook (PNLD)], to find out what its guidelines are about modern physics and particle physics. After this bibliographic research, the textbooks were analyzed, using some books proposed by PNLD 2018, which were chosen by public institutions of cities near the city of Realeza, and this material should be used in the years of 2018, 2019, and 2020 that, from a previous survey of the choices, six collections were used for the analysis. It was sought to analyze whether the books discuss particle physics and how the discussion on the subject at the theoretical level, activities and illustrations.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho buscou-se fazer uma análise de livros didáticos sobre o conteúdo de física de partículas. Inicialmente, pesquisou-se a história para se entender a construção do conhecimento físico dessa área de estudo até o momento. Posteriormente elaborou-se um aporte teórico para se entender o que diz o modelo padrão, com suas interações e simetrias. Em seguida, com o objetivo de comparar o material analisado com o proposto pelos documentos norteadores da educação básica no Brasil, estudou-se sobre os principais documentos [Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Planos Curriculares Nacionais (PCN’s), Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)], para saber quais suas orientações sobre a física moderna e sobre a física de partículas. Depois dessa pesquisa bibliográfica, foi feita a análise dos livros didáticos, utilizando-se de alguns livros propostos pelo PNLD 2018, os quais foram escolhidos por instituições de ensino públicas de cidades próximas a cidade de Realeza, devendo este material ser utilizado nos anos de 2018, 2019 e 2020 que, a partir de um levantamento prévio das escolhas, seis coleções foram utilizadas para a análise. Buscou-se analisar se os livros discorrem sobre a física de partículas e como é a discussão sobre o assunto no n´nível teórico, de atividades e de ilustrações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-14T23:15:38Z No. of bitstreams: 1 PONTES.pdf: 6535157 bytes, checksum: 0177082edf1b4f1d068919b1bdb3b454 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-07T19:08:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PONTES.pdf: 6535157 bytes, checksum: 0177082edf1b4f1d068919b1bdb3b454 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T19:08:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PONTES.pdf: 6535157 bytes, checksum: 0177082edf1b4f1d068919b1bdb3b454 (MD5) Previous issue date: 2017-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFísica de Particulaspt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleUma análise de física de partículas nos livros didáticos do PNLD 2018pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PONTES.pdf6,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.