Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5073
Type: Monografia
Title: Uma análise de física de partículas nos livros didáticos do PNLD 2018
Author: Pontes, Elton Jose Bremm
First advisor: Dudek, Danuce Marcele
Resume: No presente trabalho buscou-se fazer uma análise de livros didáticos sobre o conteúdo de física de partículas. Inicialmente, pesquisou-se a história para se entender a construção do conhecimento físico dessa área de estudo até o momento. Posteriormente elaborou-se um aporte teórico para se entender o que diz o modelo padrão, com suas interações e simetrias. Em seguida, com o objetivo de comparar o material analisado com o proposto pelos documentos norteadores da educação básica no Brasil, estudou-se sobre os principais documentos [Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Planos Curriculares Nacionais (PCN’s), Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)], para saber quais suas orientações sobre a física moderna e sobre a física de partículas. Depois dessa pesquisa bibliográfica, foi feita a análise dos livros didáticos, utilizando-se de alguns livros propostos pelo PNLD 2018, os quais foram escolhidos por instituições de ensino públicas de cidades próximas a cidade de Realeza, devendo este material ser utilizado nos anos de 2018, 2019 e 2020 que, a partir de um levantamento prévio das escolhas, seis coleções foram utilizadas para a análise. Buscou-se analisar se os livros discorrem sobre a física de partículas e como é a discussão sobre o assunto no n´nível teórico, de atividades e de ilustrações.
Abstract: In the present work we tried to do an analysis of didactic books on the content of particle physics. Initially, we searched the history to understand the construction of the physical knowledge of this study area to date. Subsequently a theoretical contribution was made to understand what the standard model says, with its interactions and symmetries. Then, with the objective of comparing the analyzed material with that proposed by the guiding documents of basic education in Brazil, we studied the main documents [Laws of Education Guidelines and Bases (LDB), National Curriculum Plans (PCNs), Plan National Textbook (PNLD)], to find out what its guidelines are about modern physics and particle physics. After this bibliographic research, the textbooks were analyzed, using some books proposed by PNLD 2018, which were chosen by public institutions of cities near the city of Realeza, and this material should be used in the years of 2018, 2019, and 2020 that, from a previous survey of the choices, six collections were used for the analysis. It was sought to analyze whether the books discuss particle physics and how the discussion on the subject at the theoretical level, activities and illustrations.
Keywords: Física de Particulas
Livro Didático
Ensino e Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5073
Issue Date: 29-Jun-2017
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PONTES.pdf6,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.