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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5079
Type: | Monografia |
Title: | Educação do campo e a formação de professores: um diálogo com o curso de pedagogia da UFFS - Campus Chapecó |
Author: | Kriki, Jéssica dos Santos Carvalho, Kesley Carol de |
First advisor: | Seganfredo, Katia Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Maraschin, Maria Lucia Marocco |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fontana, Maria Iolanda |
Resume: | O tema pesquisado neste artigo é a Formação Docente na Educação Do/No Campo, no qual analisamos a perspectiva de formação docente na Educação do Campo e em que medida o projeto pedagógico da UFFS e do Curso de Pedagogia- Campus Chapecó aproximam-se dessa perspectiva de educação/formação. A metodologia utilizada é a pesquisa de cunho qualitativo, tendo como fontes a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a Resolução Nº 2/2017 - CONSUNI/CGAE e o Projeto Político Pedagógico (Matriz 2019) do Curso de Pedagogia da UFFS, e análise bibliográfica, que dispostas, derivam da plataforma Scielo, Revista Educação & Sociedade, Currículo sem Fronteiras e livros físicos. Nosso objetivo geral é compreender como se dá a formação de Pedagogas no Curso de Pedagogia da UFFS- Campus Chapecó- SC em relação à Educação que se dá no Campo, e nossos objetivos específicos, que serão os capítulos da pesquisa, baseiam- se em uma análise documental, que compreendem a constituição da Universidade, dos Cursos e matrizes curriculares e de formação. No primeiro capítulo abordamos a formação docente na perspectiva da educação do campo. Este capítulo é fundamentado por Arroyo (2012) e Almeida; Melo (2018). No segundo capítulo, analisamos o processo de constituição da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, buscando relações com a perspectiva educacional da Educação do Campo através da análise dos documentos Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e a Resolução Nº 2/2017 - CONSUNI/CGAE. Neste capítulo, dialogamos com os seguintes autores: Paludo (2012), Arroyo (2007); (2012), Caldart (2012), Fernandes; Cerioli; Caldart (2011), Arroyo; Caldart; Molina (2011). No terceiro capítulo, buscamos a compreensão das relações entre o Projeto Político Pedagógico (Matriz 2019) do Curso de Pedagogia da UFFS e a Educação do Campo, de forma a relacionar as construções formativas iniciais dos estudantes, tendo como base os estudos de Arroyo (2012) e Caldart (2012). Ao caminhar da pesquisa e suas considerações finais, encontramos ambiguidades em relação ao processo histórico da Universidade e o que é colocado na formação inicial, percebemos uma perda identitária em relação ao que se ensina no campo e o que se estuda no PPC do Curso de Pedagogia. |
Abstract: | El tema investigado en este artículo es la Formación Del Profesorado en La Educación Desde /En El Campo, en el que se analiza la perspectiva de la formación del profesorado en la educación del campo y en qué medida el proyecto pedagógico de la UFFS y el Curso de Pedagogía-Campus Chapecó abordan esta perspectiva de la educación/capacitación. La metodología utilizada es la investigación cualitativa, teniendo como fuentes el análisis documental del Plan de Desarrollo Institucional (PDI), el Proyecto Pedagógico Institucional (PPI), la Resolución No. 2/2017 - CONSUNI / CGAE y el Proyecto Político Pedagógico (Matriz 2019) del Curso de Pedagogía de la UFFS, y los análisis bibliográficos, que se ordenan, derivan de la plataforma Scielo, Revista Educação & Sociedade, Currículo sem Fronteiras y libros físicos. Nuestro objetivo general es comprender cómo se desarrolla la formación de los Pedagogos en el Curso de Pedagogía de la UFFS-Campus Chapecó-SC en relación a la Educación que se desarrolla en el Campo, y se fundamentan nuestros objetivos específicos, que serán los capítulos de investigación. sobre un análisis documental, que comprenden la constitución de la Universidad, los cursos y matrices curriculares y formativas. En el primer capítulo abordamos la formación del profesorado desde la perspectiva de la educación rural. Este capítulo es apoyado por Arroyo (2012) y Almeida; Melo (2018). En el segundo capítulo, analizamos el proceso de constitución de la Universidad Federal de Fronteira Sul-UFFS, buscando relaciones con la perspectiva educativa de la Educación Rural a través del análisis del Plan de Desarrollo Institucional (PDI), Proyecto Pedagógico Institucional (PPI) y Resolución. Documentos No. 2/2017 - CONSUNI / CGAE. En este capítulo dialogamos con los siguientes autores: Paludo (2012), Arroyo (2007); (2012), Caldart (2012), Fernandes; Cerioli; Caldart (2011), Arroyo; Caldart; Molina (2011). En el tercer capítulo, buscamos comprender la relación entre el Proyecto Político Pedagógico (Matriz 2019) del Curso de Pedagogía UFFS y Educación Rural, con el fin de relacionar las construcciones formativas iniciales de los estudiantes, a partir de los estudios de Arroyo (2012) y Caldart (2012). En el transcurso de la investigación y sus consideraciones finales, encontramos ambigüedad en relación al proceso histórico de la Universidad y lo que se coloca en la formación inicial, de esta manera percibimos una pérdida de identidad en relación a lo que se enseña en el campo, como el PPC del Curso de Pedagogía. |
Keywords: | Escola rural Formação de professores Pedagogia Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5079 |
Issue Date: | 8-Oct-2021 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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