Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Quadros, Cristiane de-
dc.contributor.advisor-co1Biscaino, Aline Portella-
dc.creatorBamberg, Diana-
dc.date2017-07-07-
dc.date.accessioned2022-03-07T19:31:00Z-
dc.date.available2022-03-07T19:31:00Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5082-
dc.description.abstractThe present work consists of a case study in a class of Education of Young and Adults (EJA) of the Special School of Planalto/PR, whose objective is to understand how the teaching of physics is present in this context. Specifically, we seek to: understand and describe the historical context in which special schools were institutionalized in Brazil; to understand what forms of education exist in special education; to understand how the special school of Planalto is organized to attend the Education of Youths and Adults; understand how the knowledge of physics is present in the special school of Planalto. For this, the work was carried out from the study of books, documents and school materials that deal with the work developed with people with disabilities in this school. As well as, the observation of classes and participation in other activities developed in order to know the school reality.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em um estudo de caso em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Especial de Planalto/PR, cujo objetivo é compreender como o ensino de física está presente neste contexto. Especificamente, busca-se: compreender e descrever o contexto histórico em que as escolas especiais se institucionalizaram no Brasil; entender quais as modalidades de ensino existem na educação especial; entender como a escola especial de Planalto está organizada para o atendimento da Educação de Jovens e Adultos; entender como o conhecimento de física está presente na escola especial de Planalto. Para isto, o trabalho foi realizado a partir do estudo de livros, documentos e materiais escolares que tratam do trabalho desenvolvido com as pessoas com deficiência nessa escola. Bem como, a observação de aulas e participação nas demais atividades desenvolvidas a fim de conhecer a realidade escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-15T21:08:53Z No. of bitstreams: 1 BAMBERG.pdf: 1555661 bytes, checksum: d8f4910c1a038b3839afb8aee2daf692 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-07T19:31:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BAMBERG.pdf: 1555661 bytes, checksum: d8f4910c1a038b3839afb8aee2daf692 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T19:31:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BAMBERG.pdf: 1555661 bytes, checksum: d8f4910c1a038b3839afb8aee2daf692 (MD5) Previous issue date: 2017-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleCompreensão do ensino de física em uma turma de educação de jovens e adultos na modalidade educação especial: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAMBERG.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.