Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caetano, Clóvis-
dc.creatorPiotroski, Patrícia Karine-
dc.date2017-12-04-
dc.date.accessioned2022-03-07T19:32:47Z-
dc.date.available2022-03-07T19:32:47Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5083-
dc.description.abstractThis work refers to a qualitative research from which a didactic sequence in the form of a workshop on the theme Renewable Energies was constructed and applied. The workshop was applied in a public school of basic education and included both the theoretical discussion of the subject and the implementation of practical activities, through the construction of solar powered toy cars built with low cost materials. The didactic sequence was designed with the purpose of supporting Physics teachers interested in approaching the subject in their classes, aiming to contribute both to the understanding of the physical concepts involved in the operation of the solar toy cars and the environmental aspects, making students aware of the environmental conservation to ensure a better standard of living for future generations. The results obtained from the application of pre and posttest and the student involvement in the proposed activities contributed to the understanding of the students' level of knowledge about the subject and their interest in learning physical concepts through the construction of the solar toy cars.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo a partir da qual construiu-se e aplicou-se uma sequência didática em forma de oficina sobre o tema Energias Renováveis. A oficina foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino básico e contou com a discussão teórica do assunto e realização de atividades práticas, através da construção de carrinhos elétricos movidos a energia solar e desenvolvidos com materiais de baixo custo. A sequência didática foi planejada para servir como material de apoio a professores de Física interessados na abordagem do assunto em suas aulas, visando contribuir tanto para o entendimento dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento do carrinho solar como os aspectos ambientais, conscientizando os estudantes para a preservação ambiental de modo que assumam o compromisso de garantir melhores condições de vida para as gerações futuras. Os resultados obtidos a partir da aplicação de pré e pós-teste e o envolvimento dos estudantes nas atividades propostas contribuíram para a compreensão do nível de conhecimento dos mesmos a respeito do tema e o interesse pela aprendizagem de conceitos físicos através da construção dos carrinhos solares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-15T22:07:50Z No. of bitstreams: 1 PIOTROSKI.pdf: 2253193 bytes, checksum: 5b253c628ea45367c4dab7e0e75ced43 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-07T19:32:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PIOTROSKI.pdf: 2253193 bytes, checksum: 5b253c628ea45367c4dab7e0e75ced43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T19:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PIOTROSKI.pdf: 2253193 bytes, checksum: 5b253c628ea45367c4dab7e0e75ced43 (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnergia Solarpt_BR
dc.titleProposta didática para o ensino de energias renováveis na educação básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIOTROSKI.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.