Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5083
Type: Monografia
Title: Proposta didática para o ensino de energias renováveis na educação básica
Author: Piotroski, Patrícia Karine
First advisor: Caetano, Clóvis
Resume: Este trabalho refere-se a uma pesquisa de cunho qualitativo a partir da qual construiu-se e aplicou-se uma sequência didática em forma de oficina sobre o tema Energias Renováveis. A oficina foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino básico e contou com a discussão teórica do assunto e realização de atividades práticas, através da construção de carrinhos elétricos movidos a energia solar e desenvolvidos com materiais de baixo custo. A sequência didática foi planejada para servir como material de apoio a professores de Física interessados na abordagem do assunto em suas aulas, visando contribuir tanto para o entendimento dos conceitos físicos envolvidos no funcionamento do carrinho solar como os aspectos ambientais, conscientizando os estudantes para a preservação ambiental de modo que assumam o compromisso de garantir melhores condições de vida para as gerações futuras. Os resultados obtidos a partir da aplicação de pré e pós-teste e o envolvimento dos estudantes nas atividades propostas contribuíram para a compreensão do nível de conhecimento dos mesmos a respeito do tema e o interesse pela aprendizagem de conceitos físicos através da construção dos carrinhos solares.
Abstract: This work refers to a qualitative research from which a didactic sequence in the form of a workshop on the theme Renewable Energies was constructed and applied. The workshop was applied in a public school of basic education and included both the theoretical discussion of the subject and the implementation of practical activities, through the construction of solar powered toy cars built with low cost materials. The didactic sequence was designed with the purpose of supporting Physics teachers interested in approaching the subject in their classes, aiming to contribute both to the understanding of the physical concepts involved in the operation of the solar toy cars and the environmental aspects, making students aware of the environmental conservation to ensure a better standard of living for future generations. The results obtained from the application of pre and posttest and the student involvement in the proposed activities contributed to the understanding of the students' level of knowledge about the subject and their interest in learning physical concepts through the construction of the solar toy cars.
Keywords: Ensino e Aprendizagem
Didática
Energia Solar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5083
Issue Date: 4-Dec-2017
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIOTROSKI.pdf2,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.