Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5084
Tipo: Monografia
Título: As contribuições de Gaston Bachelard para a experimentação no ensino de física
Autor(es): Krug, Jhonas Corrêa
Primeiro Orientador: Konzen, José Oto
Resumo: Este trabalho busca abordar as contribuições de Gaston Bachelard em torno do estatuto epistemológico da experimentação, problematizando este procedimento e repensando as características metodológicas das atividades experimentais na transposição didática no ensino de Física. Trata-se de um estudo que pretende contribuir com a compreensão da epistemologia das ciências, tendo como proposta um levantamento de informações e conceitos importantes, relacionados à experimentação, na tentativa de superar o desenvolvimento de concepções ingênuas sobre a natureza da ciência no ensino de Física. A experimentação nas aulas de Física é uma prática pedagógica utilizada muitas vezes para demonstração empírica dos conteúdos teóricos, despertar o interesse dos estudantes, dar sentido ao conteúdo desenvolvido. No entanto, por vezes, acaba promovendo e/ou reforçando representações equivocadas sobre a natureza da ciência e a produção do conhecimento científico. O trabalho tem como foco de estudo a epistemologia bachelardiana, de modo especial, nas obras “Ensaio sobre o Conhecimento Aproximado”, “A Formação do Espírito Científico” e demais contribuições da epistemologia bachelardiana, dialogando também com estudiosos do autor. Os resultados dos estudos feitos apontam para uma compreensão de conhecimento científico como construção histórica e humana e destaca categorias importantes para a problematização e orientação das práticas educacionais ligadas à experimentação.
Abstract/Resumen: Ese trabajo investiga las contribuciones de Gaston Bachelard alrededor del estatuto epistemológico de experimentación, problematizando ese procedimiento y repensando las características metodológicas de las actividades experimentales en la transposición didáctica en la enseñanza de Física. Es un estudio que pretende contribuir con la comprensión de la epistemología de las ciencias, teniendo como propuesta un levantamiento de informaciones y conceptos importantes, relacionados a la experimentación, en la tentativa de superar el desarrollo de concepciones ingenuas sobre la naturaleza de la ciencia en la enseñanza de Física. La experimentación en las clases de Física es una práctica pedagógica usada muchas veces para la demonstración empírica de los contenidos teóricos, despertar el interés de los estudiantes y dar sentido al contenido desarrollado. No obstante, por veces, acaba promoviendo y/o reforzando representaciones equivocadas sobre la naturaleza de la ciencia y la producción del conocimiento científico. El trabajo tiene como foco de estudio la epistemología bachelardiana, de manera especial, las obras “Ensayo sobre el conocimiento aproximado”, “La formación del espíritu científico” y otras contribuciones de la epistemología bachelardiana, dialogando también con investigadores del autor. Los resultados de los estudios hechos apuntan para una comprensión de conocimiento científico como construcción histórica y humana y destaca categorías importantes para la problematización y orientación de las prácticas educacionales relacionadas a la experimentación.
Palavras-chave: Epistemologia
Ensino e Aprendizagem
Experimentos Científicos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5084
Data do documento: 13-Dez-2017
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRUG.pdf502 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.