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Tipo: Monografia
Título: Educação sexual na escola: tabus, preconceitos e desafios formativos para professores
Autor(es): Santos, Valdirene dos
Primeiro Orientador: Voloski, Gilson Luis
Resumo: Falar sobre o corpo e sexualidade no ambiente familiar e escolar é uma tarefa desafiadora devido aos tabus e preconceitos sociais acerca do tema. E por esse silenciamento, muitas vezes, faz com que os adolescentes busquem informações em diversos meios, nem sempre encontrando as informações apropriadas. Contudo, a legislação e as diretrizes do sistema educacional determinam que a escola aborde de modo pedagógico esse assunto, pois ele faz parte do desenvolvimento e da formação humana e considerando todas as dimensões que constituem a sexualidade como: a biológica, a psicológica, a histórica, a ética. E contribuir para garantir direitos básicos a todos, como a saúde, a informação e o conhecimento, elementos fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes de suas capacidades. A pesquisa foi realizada no Município de Ampére nos Colégios Estaduais Nereu Perondi e Cecília Meireles, com o objetivo de investigar as necessidades formativas dos professores sobre o tema Educação Sexual no cotidiano do Ensino Médio. Baseando-se numa abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de questionários, oportunizada a todos os professores que trabalham no Ensino Médio. Referente as questões sobre a formação acadêmica, constatou-se que a grande maioria dos professores, demonstra que não tiveram uma formação específica sobre Educação Sexual e tão menos como trabalhar com os alunos. Referente à formação continuada sobre o tema, ela pode estar contribuindo para refletir sobre a importância da Educação Sexual na formação dos alunos, mas ainda parece ser insuficiente para o professor trabalhar com a dinâmica da sala de aula em torno das questões da sexualidade. É importante considerar que a Educação Sexual deve ser realizada de forma a construir conhecimento, em que o adolescente não se sinta reprimido em expor suas dúvidas e nem frustrado na expectativa de respostas fundamentadas. Para tal desafio é fundamental uma boa formação inicial e continuada dos professores.
Abstract/Resumen: Talking about the body and sexuality in the family and school environment is a challenging task due to the taboos and social prejudices about the theme. And because of this silencing, it often causes adolescents to search for information in various media, not always finding the appropriate information. However, the legislation and guidelines of the educational system determine that the school addresses this issue pedagogically, as it is part of human development and formation, and considering all dimensions that constitute sexuality as: biological, psychological, historical, ethics. And to contribute to guaranteeing basic rights to all, such as health, information and knowledge, fundamental elements for the formation of responsible citizens aware of their abilities. The research was carried out in the municipality of Ampére at the Nereu Perondi and Cecília Meireles State Colleges, with the objective of investigating the formative needs of teachers on the subject of sexual education in high school daily life. Based on a qualitative approach, the research was conducted through questionnaires, provided to all teachers working in high school. Concerning questions about academic background, it was found that the vast majority of teachers demonstrate that they did not have a specific education on sex education and even less how to work with students. Referring to continuing education on the subject, it may be contributing to reflect on the importance of sexuality education in the formation of students, but it seems to be insufficient for the teacher to work with the dynamics of the classroom around the issues of sexuality. It is important to consider that sex education should be conducted in order to build knowledge, in which the adolescent does not feel repressed in exposing their doubts or frustrated in the expectation of wellfounded answers. For such a challenge, a good initial and continuous teacher training is fundamental.
Palavras-chave: Educação Sexual
Formação Continuada do Professor
Ensino Médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5095
Data do documento: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

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