Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.contributor.referee1Marcom, Jacinta Lucia Rizzi-
dc.contributor.referee2Slongo, Ione Inês Pinsson-
dc.creatorPires, Gabriela Maria-
dc.date2021-09-30-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:37:47Z-
dc.date.available2022-02-18-
dc.date.available2022-03-08T13:37:47Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5107-
dc.description.abstractThis study, configured as a Course Completion Paper, linked to the ethical/training commitments of the curriculum of the UFFS Pedagogy Course, Chapecó campus, deals with the challenges and training peculiarities about the training/action of the pedagogical coordinator. It is a scientific initiation process that provides opportunities for dialogue with the different training dimensions in the university. The objective of this, aims to analyze and systematize the formative evidence that address the training/performance of the professional who works in the pedagogical coordinator, highlighting the knowledge, challenges and possibilities, in view of the constitution of his professionality. It is a state-of-the-knowledge research, with an evidential approach. The electronic databases of Capes, IBITC and Scielo are the sources of this research, captured by the following search expressions: initial formation of the pedagogical coordinator; training of the pedagogical supervisor; knowledge of the pedagogical coordinator in the time frame from 2006 to 2020. The interpretation and analysis of the results was based on the contributions of Content Analysis described by Bardin and, synthesized by Triviños (1987), characterized as pre-analysis, analysis categorical and inferential analysis. As for the results, we highlight the expressive occupation with the peculiarities of the pedagogical coordination, although this is dispersed among the multiplicity of perspectives that deal with the pedagogical area. There is also a lack of studies that address the formative scope of this professional's performance/training. What can be concluded is that this is an emerging theme that tends to consolidate as long as we address it in our training exercises and pursuits, without neglecting the demands and challenges that are peculiar to it.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo configurado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), vinculado aos compromissos ético/formativos da matriz curricular do Curso de Pedagogia da UFFS, campus Chapecó, ocupa-se dos desafios e peculiaridades formativas acerca da formação/atuação do coordenador pedagógico. Trata-se de um processo de iniciação científica que oportuniza interlocuções com as diferentes dimensões formativas na universidade. O objetivo deste é analisar e sistematizar os indícios formativos que abordam a formação/atuação do profissional que atua na coordenação pedagógica, dando destaque aos saberes, desafios e possibilidades, tendo em vista a constituição da profissão. Trata-se de pesquisa do tipo estado do conhecimento, com abordagem indiciária. Constituem-se em fontes desta pesquisa as bases eletrônicas da Capes, IBITC e Scielo, capturadas pelas seguintes expressões de busca: formação inicial do coordenador pedagógico; formação do supervisor pedagógico; saberes do coordenador pedagógico no recorte temporal de 2006 a 2020. A interpretação e análise dos resultados deu-se a partir das contribuições da Análise de conteúdo descritas por Bardin e, sintetizada por Triviños (1987), caracterizada como préanálise, análise categorial e análise inferencial. Quanto aos resultados, destacamos a expressiva ocupação com as peculiaridades da coordenação pedagógica, embora esta esteja dispersa entre a multiplicidade de olhares que se ocupam da área pedagógica. Há, outrossim, carência de estudos que abordem o recorte formativo de atuação/formação deste profissional. O que se conclui é que se trata de temática emergente e que tende a consolidar-se desde que a tratemos em nossos exercícios e buscas formativas, sem negligenciar as demandas e os desafios que lhe são peculiares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-18T16:41:47Z No. of bitstreams: 1 PIRES.pdf: 888250 bytes, checksum: f6751fe8fb508e310cfc0148717543f6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:37:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PIRES.pdf: 888250 bytes, checksum: f6751fe8fb508e310cfc0148717543f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:37:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PIRES.pdf: 888250 bytes, checksum: f6751fe8fb508e310cfc0148717543f6 (MD5) Previous issue date: 2021-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCoordenação escolarpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.titleA formação do coordenador pedagógico: entre dizeres e fazerespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIRES.pdf867,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.