Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5107
Type: Monografia
Título : A formação do coordenador pedagógico: entre dizeres e fazeres
Author: Pires, Gabriela Maria
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
metadata.dc.contributor.referee1: Marcom, Jacinta Lucia Rizzi
metadata.dc.contributor.referee2: Slongo, Ione Inês Pinsson
Resume: Este estudo configurado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), vinculado aos compromissos ético/formativos da matriz curricular do Curso de Pedagogia da UFFS, campus Chapecó, ocupa-se dos desafios e peculiaridades formativas acerca da formação/atuação do coordenador pedagógico. Trata-se de um processo de iniciação científica que oportuniza interlocuções com as diferentes dimensões formativas na universidade. O objetivo deste é analisar e sistematizar os indícios formativos que abordam a formação/atuação do profissional que atua na coordenação pedagógica, dando destaque aos saberes, desafios e possibilidades, tendo em vista a constituição da profissão. Trata-se de pesquisa do tipo estado do conhecimento, com abordagem indiciária. Constituem-se em fontes desta pesquisa as bases eletrônicas da Capes, IBITC e Scielo, capturadas pelas seguintes expressões de busca: formação inicial do coordenador pedagógico; formação do supervisor pedagógico; saberes do coordenador pedagógico no recorte temporal de 2006 a 2020. A interpretação e análise dos resultados deu-se a partir das contribuições da Análise de conteúdo descritas por Bardin e, sintetizada por Triviños (1987), caracterizada como préanálise, análise categorial e análise inferencial. Quanto aos resultados, destacamos a expressiva ocupação com as peculiaridades da coordenação pedagógica, embora esta esteja dispersa entre a multiplicidade de olhares que se ocupam da área pedagógica. Há, outrossim, carência de estudos que abordem o recorte formativo de atuação/formação deste profissional. O que se conclui é que se trata de temática emergente e que tende a consolidar-se desde que a tratemos em nossos exercícios e buscas formativas, sem negligenciar as demandas e os desafios que lhe são peculiares.
Resumen : This study, configured as a Course Completion Paper, linked to the ethical/training commitments of the curriculum of the UFFS Pedagogy Course, Chapecó campus, deals with the challenges and training peculiarities about the training/action of the pedagogical coordinator. It is a scientific initiation process that provides opportunities for dialogue with the different training dimensions in the university. The objective of this, aims to analyze and systematize the formative evidence that address the training/performance of the professional who works in the pedagogical coordinator, highlighting the knowledge, challenges and possibilities, in view of the constitution of his professionality. It is a state-of-the-knowledge research, with an evidential approach. The electronic databases of Capes, IBITC and Scielo are the sources of this research, captured by the following search expressions: initial formation of the pedagogical coordinator; training of the pedagogical supervisor; knowledge of the pedagogical coordinator in the time frame from 2006 to 2020. The interpretation and analysis of the results was based on the contributions of Content Analysis described by Bardin and, synthesized by Triviños (1987), characterized as pre-analysis, analysis categorical and inferential analysis. As for the results, we highlight the expressive occupation with the peculiarities of the pedagogical coordination, although this is dispersed among the multiplicity of perspectives that deal with the pedagogical area. There is also a lack of studies that address the formative scope of this professional's performance/training. What can be concluded is that this is an emerging theme that tends to consolidate as long as we address it in our training exercises and pursuits, without neglecting the demands and challenges that are peculiar to it.
Palabras clave : Formação de professores
Coordenação escolar
Planejamento educacional
Administração da educação
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5107
Fecha de publicación : 30-sep-2021
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIRES.pdf867,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.