Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ariane Franco Lopes da-
dc.contributor.referee1Slongo, Iône Inês Pinsson-
dc.contributor.referee2Ferreira, Lísia Regna-
dc.creatorPanazzolo, Emanuelle-
dc.creatorMandracio, Renata Ocampo-
dc.date2021-08-03-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:41:00Z-
dc.date.available2022-02-17-
dc.date.available2022-03-08T13:41:00Z-
dc.date.issued2021-08-03-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5110-
dc.description.abstractThe present research aims to identify and analyse the imagery and textual elements which composes the logos of private early childhood educational centers of the five biggest cities in the State of Santa Catarina and reflect about the social representation that those images and words possibly propagate about childhood and its educacional phase. The study finds theoretical and methodological support in the social representations theory idealized by Serge Moscovici (1978). Ninety-three early childhood educational centers were identified through the INEP website and made up the set of schools that were part of the research. Their logos were identified through their social networks and cataloged for analysis. This is an exploratory study of a qualitative nature that carried out a content analysis of the images and words contained in the logos according to the proposal of Bardin (1977). The textual elements were cataloged and classified into thematic categories and proceeded by the calculation of theirs frequencies. The analysis of the images was also supported by the studies of Moliner (1996), De Rosa and Farr (2001), Bauer and Gaskell (2008) and Silva, Cohen & Gaymard (2020). The results indicate that social representations are possibly anchored in traditional knowledge about childhood and early childhood education. It was also observed the presence of some more current and contextualized elements that may indicate an incipient process of resignification of these representations. The study allows reflections on the role of images and words in the production, expression and propagation of social representations of early childhood education.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo identificar e analisar os elementos imagéticos e textuais que compõem os logotipos dos centros educacionais de educação infantil privados das cinco maiores cidades do Estado de Santa Catarina e refletir sobre as representações sociais que essas imagens e palavras possivelmente propagam sobre a infância e sobre essa fase da educação. O estudo encontra apoio teórico-metodológico na teoria das representações sociais idealizada por Serge Moscovici (1978). Noventa e três centros de educação infantil foram identificados por meio do site do INEP e compuseram o conjunto de escolas que fez parte da pesquisa. Os seus logotipos foram identificados por meio das suas redes sociais e catalogados para serem analisados. Trata-se de um estudo exploratório de cunho qualitativo que efetuou uma análise de conteúdo das imagens e das palavras contidas nos logotipos segundo a proposta de Bardin (1977). Os elementos textuais foram catalogados e classificados em categorias temáticas e procedeu-se ao cálculo de suas frequências. A análise das imagens também encontrou apoio nos estudos de Moliner (1996), De Rosa e Farr (2001) Bauer e Gaskell (2008) e Silva, Cohen & Gaymard (2020). Os resultados indicam que possivelmente as representações sociais estão ancoradas em saberes tradicionais sobre a infância e sobre a educação infantil. Observou-se também a presença de alguns elementos mais atuais e contextualizados que podem indicar um processo incipiente de ressignificação dessas representações. O estudo possibilita reflexões sobre o papel das imagens e das palavras na produção, expressão e propagação de representações sociais de educação infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-17T17:08:32Z No. of bitstreams: 1 PANAZZOLO.pdf: 1716709 bytes, checksum: 2e6b75f063ce9b056c9182e6d331b132 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:41:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PANAZZOLO.pdf: 1716709 bytes, checksum: 2e6b75f063ce9b056c9182e6d331b132 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:41:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PANAZZOLO.pdf: 1716709 bytes, checksum: 2e6b75f063ce9b056c9182e6d331b132 (MD5) Previous issue date: 2021-08-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleLogotipos escolares: uma análise das representações visuais de educação infantilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PANAZZOLO.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.