Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5112
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Lyra, Leticia Ribeiro-
dc.creatorPires, Janquieli-
dc.creatorRegoso, Vera Lucia-
dc.date2021-10-15-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:44:06Z-
dc.date.available2022-02-18-
dc.date.available2022-03-08T13:44:06Z-
dc.date.issued2021-10-15-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5112-
dc.description.abstractThe present work had as its theme the role of emotions in school learning from the perspective of elementary school students. the objective was to analyze a scientific literature that addresses emotions in the learning process. to meet the same, a bibliographic search was carried out in the brazilian scientific databases: coordination for the improvement of higher education personnel (capes), digital library of dissertations (bdtd) and scielo, between the years 2015 to 2020, with the descriptors: emotions, school, childhood, school education, school learning and emotion regulation. nine works were selected, which were read in full and summarized. after analysis, three categories were created a posteriori interpersonal relationships between teachers-students, between students and school routine. the results indicate that there is a prevalence of emotional experiences that need to be considered in the school learning process. we consider that the different forms of expression of emotions are essential to have space at school and to be considered in the school learning process.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como tema o papel das emoções na aprendizagem escolar na perspectiva dos alunos do ensino fundamental. O objetivo foi analisar a literatura científica que aborde as emoções no processo de aprendizagem. Para atender o mesmo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados científicos brasileiros: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses Dissertações (BDTD) e SciELO, entre os anos 2015 a 2020, com os descritores: emoções, escola, infância, educação escolar, aprendizagem escolar e regulação emocional. Selecionou-se nove trabalhos, que foram lidos integralmente e resumidos. Após análise, criou-se três categorias a posteriori relações interpessoais entre professores-alunos, entre alunos e rotina escolar. Os resultados indicam que há prevalência de vivências emocionais que precisam ser pensadas no processo de aprendizagem escolar. Consideramos que as diferentes formas de manifestação das emoções necessitam ter espaço na escola e serem pensadas no processo de aprendizagem escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-18T17:05:16Z No. of bitstreams: 1 REGOSO.pdf: 729839 bytes, checksum: 3a1da2bee89f64bdb70ac35a5411ed7d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:44:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 REGOSO.pdf: 729839 bytes, checksum: 3a1da2bee89f64bdb70ac35a5411ed7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:44:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 REGOSO.pdf: 729839 bytes, checksum: 3a1da2bee89f64bdb70ac35a5411ed7d (MD5) Previous issue date: 2021-10-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEmoções no processo de aprendizagem escolar na perspectiva dos alunos do ensino fundamental: uma revisão da literatura científicapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
REGOSO.pdf712,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.