Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matiello, Alexandre Mauricio-
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Giselle S. M. de-
dc.contributor.referee2Triches, Márcia Andréia-
dc.creatorSouza, Maria Luiza de-
dc.date2021-10-14-
dc.date.accessioned2022-03-08T13:45:45Z-
dc.date.available2022-02-18-
dc.date.available2022-03-08T13:45:45Z-
dc.date.issued2021-10-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5113-
dc.description.abstractThis study aimed to understand how different the child action can contribute to children's citizenship. With the aim of understanding this process we used the literature review which was a method to concern the social views produced about childhood and also identifying aspects of the child commitment in participatory practices and analyzing different experiences that rely on the participation of children. It has been necessary to extend democratic practices to all citizens, as we know that despite democracy presupposing equal rights (in this case, participatory) it is evident that not all groups assume them on a daily basis, like the children for instance. This paper used resources in different areas of knowledge such as sociology, philosophy, anthropology, pedagogy and history in order to ponder on the participation of children. This study articulated the reflection as dialogues among participation and different concepts, namely: territory, rights, protection, citizenship and power. Based on this, three experiences that rely on children's participation are analyzed: Os Sem Terrinha, Fundação Casa Grande and O Orçamento Participativo da Criança. These experiences are prepared and analyzed after four questions: What is the conception of children for the experiences? How do children participate? Do experiences assume children's rights? Do the practices of the experiences help them in the exercise of citizenship? In the process of analyzes we found out that the experiences have different forms of participation. This participation can contribute to children's citizenship they can recognizing their rights, create possibilities for economic and social political participation, they can assume the adult as a facilitator of these processes. It is important to leave behind the prejudice about children and keep the democracy as a basis for practices are a requirement for success in this role.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou compreender como diferentes práticas de participação infantil contribuem para o exercício da cidadania das crianças. Para esta compreensão, utilizamos como método a revisão bibliográfica narrativa, visando discutir as visões sociais produzidas sobre a infância, identificando aspectos de envolvimento infantil nas práticas participativas e analisando diferentes experiências que contam com a participação das crianças. Há uma necessidade cada vez maior de ampliar as práticas democráticas a todos os cidadãos, pois sabemos que apesar da democracia pressupor igualdade de direitos (neste caso, participativos) é evidente que nem todos os grupos os assumem cotidianamente, este é o caso das crianças. No intuito de refletir sobre a participação das crianças nos embasamos em diferentes áreas do conhecimento, como: sociologia, filosofia, antropologia, pedagogia e história. Estruturamos esta reflexão como diálogos entre a participação e diferentes conceitos, são eles: território, direitos, proteção, cidadania e poder. Partindo disso, são analisadas três experiências que contam com a participação infantil: Os Sem Terrinha, A Fundação Casa Grande e o Orçamento Participativo Criança. Estas experiências são apresentadas e posteriormente analisadas diante de quatro categorias/questões: qual a concepção de crianças para as experiências? De que forma as crianças participam? As experiências assumem os direitos das crianças? As práticas das experiências auxiliam no exercício da cidadania? Nas análises notamos que as experiências contam com formas distintas de participação que contribuem para a cidadania das crianças, reconhecendo seus direitos, criando possibilidades de participação política, econômica e social, assumindo o adulto como facilitador destes processos, tendo como exigência para o êxito nesta função o abandono dos preconceitos sobre as crianças e a democracia como princípio de embasamento das práticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-02-18T17:33:28Z No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 598288 bytes, checksum: 71a2b493916c26210e0b09d6f7eac334 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-08T13:45:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 598288 bytes, checksum: 71a2b493916c26210e0b09d6f7eac334 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T13:45:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUZA.pdf: 598288 bytes, checksum: 71a2b493916c26210e0b09d6f7eac334 (MD5) Previous issue date: 2021-10-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleA participação das crianças como prática de cidadania: avaliação de experiências brasileiraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA.pdf584,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.