Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5113
Type: Monografia
Title: A participação das crianças como prática de cidadania: avaliação de experiências brasileiras
Author: Souza, Maria Luiza de
First advisor: Matiello, Alexandre Mauricio
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Giselle S. M. de
metadata.dc.contributor.referee2: Triches, Márcia Andréia
Resume: O presente trabalho objetivou compreender como diferentes práticas de participação infantil contribuem para o exercício da cidadania das crianças. Para esta compreensão, utilizamos como método a revisão bibliográfica narrativa, visando discutir as visões sociais produzidas sobre a infância, identificando aspectos de envolvimento infantil nas práticas participativas e analisando diferentes experiências que contam com a participação das crianças. Há uma necessidade cada vez maior de ampliar as práticas democráticas a todos os cidadãos, pois sabemos que apesar da democracia pressupor igualdade de direitos (neste caso, participativos) é evidente que nem todos os grupos os assumem cotidianamente, este é o caso das crianças. No intuito de refletir sobre a participação das crianças nos embasamos em diferentes áreas do conhecimento, como: sociologia, filosofia, antropologia, pedagogia e história. Estruturamos esta reflexão como diálogos entre a participação e diferentes conceitos, são eles: território, direitos, proteção, cidadania e poder. Partindo disso, são analisadas três experiências que contam com a participação infantil: Os Sem Terrinha, A Fundação Casa Grande e o Orçamento Participativo Criança. Estas experiências são apresentadas e posteriormente analisadas diante de quatro categorias/questões: qual a concepção de crianças para as experiências? De que forma as crianças participam? As experiências assumem os direitos das crianças? As práticas das experiências auxiliam no exercício da cidadania? Nas análises notamos que as experiências contam com formas distintas de participação que contribuem para a cidadania das crianças, reconhecendo seus direitos, criando possibilidades de participação política, econômica e social, assumindo o adulto como facilitador destes processos, tendo como exigência para o êxito nesta função o abandono dos preconceitos sobre as crianças e a democracia como princípio de embasamento das práticas.
Abstract: This study aimed to understand how different the child action can contribute to children's citizenship. With the aim of understanding this process we used the literature review which was a method to concern the social views produced about childhood and also identifying aspects of the child commitment in participatory practices and analyzing different experiences that rely on the participation of children. It has been necessary to extend democratic practices to all citizens, as we know that despite democracy presupposing equal rights (in this case, participatory) it is evident that not all groups assume them on a daily basis, like the children for instance. This paper used resources in different areas of knowledge such as sociology, philosophy, anthropology, pedagogy and history in order to ponder on the participation of children. This study articulated the reflection as dialogues among participation and different concepts, namely: territory, rights, protection, citizenship and power. Based on this, three experiences that rely on children's participation are analyzed: Os Sem Terrinha, Fundação Casa Grande and O Orçamento Participativo da Criança. These experiences are prepared and analyzed after four questions: What is the conception of children for the experiences? How do children participate? Do experiences assume children's rights? Do the practices of the experiences help them in the exercise of citizenship? In the process of analyzes we found out that the experiences have different forms of participation. This participation can contribute to children's citizenship they can recognizing their rights, create possibilities for economic and social political participation, they can assume the adult as a facilitator of these processes. It is important to leave behind the prejudice about children and keep the democracy as a basis for practices are a requirement for success in this role.
Keywords: Educação infantil
Cidadania
Ensino e aprendizagem
Criança
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5113
Issue Date: 14-Oct-2021
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUZA.pdf584,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.