Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5117
Type: Monografia
Título : Educação ambiental: concepções e perspectivas na formação continuada de professores municipais na Região Sudoeste do Paraná
Author: Madalozzo, Karin Daiana
First advisor: Voloski, Gilson Luis
Resume: O presente estudo tem por tema a educação ambiental na formação continuada de professores municipais do Sudoeste do Paraná. A metodologia é de cunho qualitativo, com investigação bibliográfica sobre a legislação e diretrizes sobre a educação ambiental. Por meio da aplicação de questionário com os secretários (as) municipais de educação, gestores de escolas e professores municipais buscou compreender como os municípios estão realizando a formação continuada de professores, a presença/ausência de temas relacionados ao meio ambiente e suas concepções e perspectivas. Este estudo investiga Também a Educação Ambiental na formação continuada de professores conhecendo de que forma é trabalhada na formação que os professores tiveram e se essa os prepara para trabalhar em sala essa temática. O desenvolvimento da pesquisa envolveu os nove municípios mais próximos geograficamente da UFFS-Realeza. Com o levantamento desses dados possibilita construir novas estratégias e possibilidades da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) contribuir com a formação continuada de professores na região, e consequentemente, para uma melhor formação dos licenciados.
Resumen : The present study is based on environmental education in the continuing training of municipal teachers in southwest Paraná. The methodology is qualitative in nature, with bibliographic research on legislation and guidelines on environmental education. Through the application of a questionnaire with the municipal secretaries of education, school managers and municipal teachers sought to understand how municipalities are performing the continued training of teachers, the presence/absence of topics related to the environment and their conceptions and perspectives. This study also investigates Environmental Education in the continuing training of teachers knowing how it is worked in the training that teachers have had, and whether it prepares them to work in the classroom this theme. The development of the research involved the nine municipalities closest geographically to UFFS-Realeza. With the survey of these data makes it possible to build new strategies and possibilities of the Federal University of the Southern Frontier (UFFS) to contribute to the continued training of teachers in the region, and consequently, for better training of graduates.
Palabras clave : Formação de Professores
Educação Ambiental
Formação Continuada do Professor
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5117
Fecha de publicación : 26-nov-2019
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MADALOZZO.pdf562,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.