Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5121
Tipo: Monografia
Título: Tecnologias da informação e comunicação (TICs) em sala de aula
Autor(es): Garda, Bruna Aparecida
Primeiro Orientador: Freddo, Ademir Roberto
Resumo: A expressão Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pode ser definida como os meios técnicos para proceder à informação e favorecer a comunicação, envolvendo hardware, software e redes de comunicação. As TICs estão presentes em várias áreas, entre elas, comércio, indústria e educação. Na educação, mais especificamente, na sala de aula uma das principais novidades tecnológicas é inserção da informática e da Internet como uma forma de auxiliar os educadores na construção do conhecimento dos alunos. Nesse sentido, a presente pesquisa desenvolvida objetivou analisar a utilização das TICs em sala de aula, por professores que atuam no Ensino Fundamental de três escolas públicas, do Sudoeste do Paraná. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, onde a coleta de informações ocorreu por meio de questionários aplicados a professores e gestores escolares. Os resultados obtidos foram analisados graficamente e destacam que apesar de estarem presente nas escolas, as TICs são pouco utilizadas em sala de aula. Além disso, os professores basicamente utilizam as TICs para projeções multimídia na apresentação de conteúdos. Portanto, evidencia-se a necessidade de investir mais em cursos de formação continuada, com aperfeiçoamento dos profissionais da educação quanto ao uso das TICs em sala de aula. A devolutiva da pesquisa apresenta propostas de atividades de ensino e aprendizagem a partir das TICs presentes e mais utilizadas pelas escolas envolvidas.
Abstract/Resumen: The term Information and Communication Technologies (ICTs) can be defined as the technical means to proceed communication and to favor communication, involving hardware, software and communication networks. As ICTs are present in a number of areas, including commerce, industry and education. In education, more specifically, in the classroom is one of the main technological novelties, that is the insertion of information technology and the Internet as a way to help educators in the construction of students' knowledge. This way, the present research aimed to analyze the use of ICTs in the classroom by teachers who work in elementary education in three public schools in the Southwest of Paraná. It is a quantitative research, which the information collection occurred through questionnaires applied to teachers and school managers. The results obtained were analyzed graphically and emphasize that although they are present in schools, ICTs are little used in the classroom. In addition, teachers basically use ICTs for multimedia projections in content presentation. Therefore, there is a need to invest more in continuing education courses, with the improvement of professionals’ education regarding the use of ICTs in the classroom. The return of the research presents the teaching and learning activities from the present and most used ICTs of by schools involved.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem
Tecnologia Educacional
Ensino por Computador
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5121
Data do documento: 4-Dez-2018
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARDA.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.