Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5132
Tipo: Monografia
Título: As dificuldades e as possibilidades de professores de ciências diante da inclusão de alunos com deficiência
Autor(es): Dietzmann, Patrícia
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: A educação inclusiva é um assunto cada vez mais presente nas escolas. No entanto, muitos profissionais da educação não tiveram possibilidades de abordar tal tema na época em sua formação e ao se depararem com um aluno de inclusão muitas vezes não sabem o que fazer, como lidar e principalmente não sabem como ensinar para esse aluno. Nesse sentido, a presente pesquisa desenvolvida durante o Trabalho de Conclusão de Curso, objetiva avaliar como está sendo desenvolvido o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência em duas escolas de Ensino Fundamental da cidade de Realeza/PR, na disciplina de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi desenvolvido questionários com os professores que já tiveram alunos de inclusão em suas salas de aula. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Textual Discursiva (MORAES e GALLIAZI, 2011). Dados da análise orientam a construção de três categorias, sendo elas: inclusão escolar e a prática docente; dificuldades enfrentadas diante da inclusão; possibilidades da educação inclusiva. A partir dessa pesquisa, pode-se que, os professores passam por muitas dificuldades diante da inclusão em consequência da falta de capacitação dos professores na perspectiva da inclusão. Assim, considera-se que seria importante, que todos os cursos de licenciatura tivessem como componente obrigatório o de Educação Inclusiva, com uma carga horária maior e com práticas inclusivas e, além disso, os professores precisam ter uma formação continuada na perspectiva da inclusão.
Abstract/Resumen: Inclusive education is an increasing value in schools. However, many education professionals are not successful, but are not available for their training and, when finding an inclusion student, often do not know what to do, how to deal with and mainly do not know how to teach for that student. In this sense, this research, developed during the completion of coursework, since the school inclusion package of students with disabilities in two primary schools in the city of Realeza / PR, in the discipline of Sciences, is being developed. This is a qualitative research, in which questionnaires were developed with teachers who already had students of inclusion in their classrooms. A data analysis was performed based on Discursive Textual Analysis (MORAES and GALLIAZI, 2011). The data of the analysis guide a construction of three categories, being: school inclusion and teaching practice; difficulties faced by inclusion; possibilities for inclusive education. From the research, teachers may face many difficulties regarding inclusion as a consequence of teachers' lack of capacity in the perspective of inclusion. Inclusion, with greater workload and inclusive practices, is therefore essential, and it is a profound reality from the perspective of inclusion.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Formação de Professores
Ensino e Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5132
Data do documento: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIETZMANN.pdf337,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.