Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5132
Type: Monografia
Título : As dificuldades e as possibilidades de professores de ciências diante da inclusão de alunos com deficiência
Author: Dietzmann, Patrícia
First advisor: Wirzbicki, Sandra Maria
Resume: A educação inclusiva é um assunto cada vez mais presente nas escolas. No entanto, muitos profissionais da educação não tiveram possibilidades de abordar tal tema na época em sua formação e ao se depararem com um aluno de inclusão muitas vezes não sabem o que fazer, como lidar e principalmente não sabem como ensinar para esse aluno. Nesse sentido, a presente pesquisa desenvolvida durante o Trabalho de Conclusão de Curso, objetiva avaliar como está sendo desenvolvido o processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência em duas escolas de Ensino Fundamental da cidade de Realeza/PR, na disciplina de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi desenvolvido questionários com os professores que já tiveram alunos de inclusão em suas salas de aula. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Textual Discursiva (MORAES e GALLIAZI, 2011). Dados da análise orientam a construção de três categorias, sendo elas: inclusão escolar e a prática docente; dificuldades enfrentadas diante da inclusão; possibilidades da educação inclusiva. A partir dessa pesquisa, pode-se que, os professores passam por muitas dificuldades diante da inclusão em consequência da falta de capacitação dos professores na perspectiva da inclusão. Assim, considera-se que seria importante, que todos os cursos de licenciatura tivessem como componente obrigatório o de Educação Inclusiva, com uma carga horária maior e com práticas inclusivas e, além disso, os professores precisam ter uma formação continuada na perspectiva da inclusão.
Resumen : Inclusive education is an increasing value in schools. However, many education professionals are not successful, but are not available for their training and, when finding an inclusion student, often do not know what to do, how to deal with and mainly do not know how to teach for that student. In this sense, this research, developed during the completion of coursework, since the school inclusion package of students with disabilities in two primary schools in the city of Realeza / PR, in the discipline of Sciences, is being developed. This is a qualitative research, in which questionnaires were developed with teachers who already had students of inclusion in their classrooms. A data analysis was performed based on Discursive Textual Analysis (MORAES and GALLIAZI, 2011). The data of the analysis guide a construction of three categories, being: school inclusion and teaching practice; difficulties faced by inclusion; possibilities for inclusive education. From the research, teachers may face many difficulties regarding inclusion as a consequence of teachers' lack of capacity in the perspective of inclusion. Inclusion, with greater workload and inclusive practices, is therefore essential, and it is a profound reality from the perspective of inclusion.
Palabras clave : Educação Inclusiva
Formação de Professores
Ensino e Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5132
Fecha de publicación : 8-dic-2017
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DIETZMANN.pdf337,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.