Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5141
Type: Monografia
Title: Sexualidade, deficiência intelectual e os docentes: o caso de uma escola de educação especial do interior do Paraná
Author: Anjos, Silmara Silva dos
First advisor: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resume: Pessoas tidas “normais” apresentam visivelmente dificuldades em compreender que sujeitos com Deficiência Intelectual têm direito ao exercício da sexualidade. A sexualidade integra a personalidade humana, sendo um conjunto que envolve os aspectos de ordem física, emocional, psicológica e social. É constitutiva de todo ser humano, abrangendo as relações afetivas, eróticas e relacionais dos sujeitos. O objetivo deste trabalho foi investigar os sentidos atribuídos à educação sexual promovida para estudantes com Deficiência Intelectual por professores que atuam em uma escola de educação especial, bem como, identificar como se deu o processo de formação dos docentes investigados em relação à sexualidade e a educação sexual dos jovens no contexto da educação sexual. Assim, a Deficiência Intelectual é entendida como alterações nas estruturas mentais para o conhecimento. A mesma é caracterizada como sendo um quadro psicopatológico que se refere, de maneira especial, às funções cognitivas. Metodologicamente, este trabalho caracterizou-se como exploratório qualitativo. Foram entrevistadas seis docentes que atuam em uma escola de educação especial, de um município do Sudoeste paranaense. A coleta das informações da pesquisa ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A entrevista foi realizada individualmente, de modo a garantir a confidencialidade dos dados, o conforto, à espontaneidade, a formação do vínculo entre entrevistadora e as entrevistadas. O procedimento de análise dos dados foi pautado na análise de conteúdo de Bardin. No que se refere a este estudo nota-se a necessidade de se aprofundar mais nas questões relacionadas à sexualidade, em especial a sexualidade de jovens Deficientes Intelectuais. Mediante os relatos das participantes, percebeu-se no grupo de professoras a dificuldade de preparação das mesmas para trabalhar este assunto em sala de aula. Considera-se se assim a grande importância de estudos voltados a este tema, o qual possibilita o melhor conhecimento e aperfeiçoamento dos educadores e também dos educandos sobre este assunto.
Abstract: People who are "normal" clearly have difficulties in understanding that subjects with Intellectual Disability have the right to exercise sexuality. Sexuality integrates the human personality, being a set that involves aspects of physical, emotional, psychological and social order. It is constitutive of every human being, encompassing the affective, erotic and relational relationships of the subjects. The objective of this study was to investigate the meanings attributed to sex education promoted for students with Intellectual Disabilities by teachers working in a special education school, as well as to identify how the process of training of teachers investigated in relation to sexuality and education of young people in the context of sex education. Thus Intellectual Disability is understood as changes in the mental structures for knowledge. It is characterized as being a psychopathological framework that refers, in particular, to cognitive functions. Methodologically, this work was characterized as qualitative exploratory. Six teachers were interviewed, who work in a special education school in a municipality in Southwest Paraná. The collection of research information was done through semi-structured interviews. The interview was conducted individually, in order to guarantee data confidentiality, comfort, spontaneity, and the formation of the link between the interviewer and the interviewees. The data analysis procedure was based on the Bardin content analysis. With regard to this study, it is necessary to study more deeply the questions related to sexuality, especially the sexuality of young people with intellectual disabilities. Through the reports of the participants, it was noticed in the group of teachers the difficulty of preparing them to work on this subject in the classroom. It is therefore considered the great importance of studies on this subject, in which it makes possible the better knowledge and improvement of the educators and also the students on this subject.
Keywords: Pessoas com Deficiência Intelectual
Sexualidade
Educação Sexual
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5141
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANJOS.pdf800,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.