Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5143
Tipo: Monografia
Título: A utilização das plantas medicinais em um centro de educação infantil no município de Salto do Lontra - PR
Autor(es): Campos, Lucélia de
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: O presente trabalho visa compreender quais as concepções da comunidade escolar sobre as Plantas Medicinais em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Este estudo quali-quantitativo, procurou conhecer como acontece a utilização das Plantas Medicinais, pelas respostas aos questionários que foram aplicados aos pais e duas professoras de turmas do Jardim de um CMEI de Salto do Lontra-PR. Os dados transcritos dos questionários foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES e GALLIAZI, (2011), identificando se ocorre ou não a utilização das Plantas Medicinais e quais são as mais utilizadas. A pesquisa demonstrou que a maioria das pessoas utilizam Plantas Medicinais, por acreditarem que por serem naturais as mesmas não apresentam riscos a saúde. Foram citadas diversas espécies de Plantas Medicinais, das quais o Boldo, a Hortelã e o Guaco foram as que mais apareceram. Foi desenvolvida uma oficina, esclarecendo sobre a utilização das Plantas Medicinais, os riscos que podem representar a saúde, os possíveis efeitos adversos que podem ser desencadeados, e a forma correta de preparo dos chás. Nessa oficina foi entregue um folder para os participantes que possuía a forma de preparação dos chás com informações sobre algumas Plantas Medicinais que foram mais citadas nos questionários. Reconheceu-se assim a importância de discutir sobre a utilização das Plantas Medicinais para o melhor conhecimento em contexto escolar sobre as mesmas.
Abstract/Resumen: The present research aims at understanding the conceptions of the school community about Medicinal Plants in a Municipal Center for Early Childhood Education (MCECE). This qualitative-quantitative study sought to know how the use of Medicinal Plants occurs, through the answers to the questionnaires that were applied to the parents and two teachers of classes in the Garden of a MCECE of Salto do Lontra city, of the state of Paraná. The data transcribed from the questionnaires were analyzed based on the Discursive Textual Analysis (DTA) (MORAES and GALLIAZI, 2011), identifying whether or not the use of Medicinal Plants occurs and which are the most used.The research showed that most people use Medicinal Plants, because they believe that because they are natural, they do not present health risks. Several species of Medicinal Plants were mentioned in the questionnaires, of which Boldo, Mintelã and Guaco were the ones that appeared the most. A workshop was developed, in which was clarified the use of Medicinal Plants, the risks that may represent health, the possible adverse effects that can be triggered, and the correct way of preparing teas. In this workshop was delivered a folder for the participants that had the form of preparation of teas and information on some of Medicinal Plants most cited in the questionnaires. It was thus recognized the importance of discussing the use of Medicinal Plants for the best knowledge about them in a school context.
Palavras-chave: Plantas Medicinais
Educação Infantil
Ensino e Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5143
Data do documento: 8-Dez-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMPOS.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.