Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5148
Type: Monografia
Título : Contaminação alimentar: o que a área da educação química vem publicizando?
Author: Silva, Mateus Gabriel Magedanz da
First advisor: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resume: O presente trabalho tem a intenção de compreender a importância da problematização da contaminação alimentar, especialmente na Revista Química Nova na Escola (Qnesc), e em um segundo momento a construção de uma proposta de aula ancorada na abordagem do Educar Pela Pesquisa. Para compreendermos como a temática vem sendo abordada dentro da revista vamos analisar os artigos com uma pesquisa inicial utilizando as palavras-chave (Alimentação + Educação Química), onde foram encontrados inicialmente 105 artigos, formando o corpus de análise. Os artigos foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD), da qual emergiram unidades de significados. Posteriormente essas unidades foram agrupadas para formar categorias, dentre as categorias formadas somente uma delas foi investigada de uma forma mais intensa. A categoria que escolhemos foi “O processo de aprender dos estudantes acontece no coletivo”. A partir da análise da categoria, tanto nos artigos, quanto nos autores que vêm investigando sobre ela, foi possível compreender mais profundamente como a temática estudada é trabalhada na Educação em Ciências. O que nos remete a argumentar de que estamos dentro da grande área da Educação em Ciências e não em componentes curriculares separados. Quanto a proposta de aula podemos demonstrar que esse processo é totalmente aprendente, mesmo com uma pequena sinalização de já termos abordado a proposta nos Estágios Curriculares Supervisionados, argumentamos dentro dessa proposta que é ancorada na temática Freireana e no Educar pela Pesquisa no intuito de potencializar o aprendizado dos estudantes, nessa grande área que é a da Educação em Ciências.
Resumen : The present work intends to understand the importance of the problematization of food contamination, especially in the Revista Química Nova na Escola (Qnesc), and in a second moment, the construction of a class proposal anchored in the Educar Pela Pesquisa approach. In order to understand how the theme has been addressed within the journal, we will analyze the articles with an initial search using the keywords (Food + Chemical Education), where 105 articles were initially found, forming the corpus of analysis. The articles were submitted to Discursive Textual Analysis (ATD), from which units of meaning emerged. Later, these units were grouped to form categories, among the categories formed, only one of them was investigated in a more intense way. The category we chose was “The students' learning process takes place collectively”. From the analysis of the category, both in the articles and in the authors who have been investigating about it, it was possible to understand more deeply how the studied theme is worked on in Science Education. Which leads us to argue that we are within the great area of Science Education and not in separate curricular components. As for the class proposal, we can demonstrate that this process is fully learning, even with a small indication that we have already addressed the proposal in the Supervised Curriculum Internships, we argue within this proposal, which is anchored in the Freirean theme and in Educating through Research in order to enhance the student learning, in this great area of Science Education.
Palabras clave : Contaminação de Alimentos
Ensino e Aprendizagem
Formação de Professores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5148
Fecha de publicación : 13-oct-2021
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA.pdf810,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.