Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5150
Tipo: Dissertação
Título: Quando a esperança é símbolo de liberdade: um estudo sobre a história de Esperança Garcia e a construção de sua imagem
Autor(es): Leal, Maria Ivoneide
Primeiro Orientador: Fraga, Gerson Wasen
Primeiro membro da banca: Perussatto, Melina Kleinert
Segundo membro da banca: Moretto, Samira Peruchi
Resumo: Esta dissertação propõe-se a fazer uma análise crítica acerca da importância histórica de Esperança Garcia, uma mulher negra e escravizada no século XVII que denunciou, através de uma carta, os maus tratos que sofria na fazenda onde era cativa. A partir desta ideia, bordar-se-á a simbologia de sua figura histórica para a identidade dos grupos afrodescendentes do estado do Piauí. O objetivo geral desta pesquisa é discutir a consolidação do processo de escravidão no estado do Piauí e a resistência dos escravizados, tomando como objeto de análise a figura de Esperança Garcia, bem como as formas com que esta memória é trabalhada atualmente e a influência de sua figura no empoderamento dos afrodescendentes naquele estado. Este trabalho norteia-se pela orientação teórica-metodológica que se ampara nos estudos de gênero, memoria, por possibilitar uma análise mais profunda sobre os modos de produção da violência contra afrodescendentes principalmente as mulheres negras, considerando Esperança Garcia como um instrumento que contribui no imaginário e na formação dessa identidade negra. A pesquisa apresenta caráter bibliográfico e toma por base a carta escrita por Esperança Garcia e as interpretações historiográficas sobre esta, bem como o processo de colonização e escravidão no Piauí. O conhecimento obtido resultou em perceber a importância da reconstrução da memória histórica e social na luta dos afrodescendentes que têm Esperança Garcia como símbolo de resistência e para o despertar da garantia de sua dignidade e inclusão social.
Abstract/Resumen: Esta disertación tiene como objetivo hacer un análisis crítico sobre la importancia histórica de Esperança García, una mujer negra esclava en el siglo XVII que denunció, a través de una carta, el maltrato que sufrió en la granja donde estaba cautiva. Desde esta idea, abordaremos la simbología de su figura histórica para la identidad de los grupos afrodescendientes en el estado de Piauí. El objetivo general de la investigación es discutir la consolidación del proceso de esclavitud en el estado de Piauí y la resistencia de los esclavizados, tomando como objeto de análisis la figura de Esperança García, así como las formas en que se trabaja actualmente esta memoria y la influencia de su figura en el empoderamiento de los afrodescendientes en ese estado. También trataremos de entender cómo este personaje se ha convertido en un símbolo de resistencia en la lucha de las mujeres negras de Piaui y trataremos de responder cómo este personaje ha contribuido al imaginario y la formación de esta identidad negra. La metodología utilizada para esta investigación presenta un carácter bibliográfico y se basa en la carta escrita por Esperança García y las interpretaciones historiográficas al respecto y el proceso de colonización y esclavitud en Piauí. El conocimiento obtenido dio lugar a percibir la importancia de reconstruir la memoria histórica y social en la lucha de los afrodescendientes que tienen a Esperança García como símbolo de resistencia y para el despertar de la garantía de su dignidad e inclusión social.
Palavras-chave: Escravidão
Classes sociais
Esperança Garcia
Escravos
Grupos sociais
Memória
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5150
Data do documento: 10-Dez-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEAL.pdf3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.