Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Coan, Cherlei Marcia-
dc.contributor.referee1Oliveira, Renata Portugal-
dc.contributor.referee2Irgang, Silvania Regina Pelenz-
dc.creatorNunes, Sidinéia Loureiro-
dc.date2022-01-25-
dc.date.accessioned2022-03-15T12:13:49Z-
dc.date.available2022-02-11-
dc.date.available2022-03-15T12:13:49Z-
dc.date.issued2022-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5196-
dc.description.abstractThe present research was carried out in the Indigenous Land of Iraí, located in the municipality of Iraí in the state of Rio Grande do Sul. It sought to understand the cultural relations of the Kaingangs with the birds and to propose articulations on the subject involving the dialogue between traditional and Science contents aimed at the final years of elementary school. The research has a qualitative nature and the data were obtained through a semi-structured interview with the Kófas, elders of the community, that is, Living Libraries. From the record of traditional knowledge about birds, together with the kófas, it was possible to propose the articulation between ethnosaberes and school contents addressed in Science teaching. Therefore, an adaptation of the Sequential Learning proposed by Joseph Cornell was proposed, which contemplated the articulation of cultural knowledge about birds to school contents, involving field trips. We reiterate the need to build a differentiated curriculum that is close to the identity of the Kaingang people. We demonstrate that it is possible to relate and articulate cultural knowledge about birds to school contents, inserting them into the curriculum of the Indigenous school in search of a differentiated education. We defend Sequential Learning as an important methodology for working with birds in indigenous schools, as it promotes pedagogical practices that allow the articulation of ethnosabers and school contents from field trips, enhancing the approximation between human beings and nature.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada na Terra Indígena de Iraí, localizada no município de Iraí no estado do Rio Grande do Sul. Buscou-se compreender as relações culturais dos Kaingangs com as aves e propor articulações sobre o tema envolvendo o diálogo entre os etnosaberes e os conteúdos de Ciências voltados aos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa tem natureza qualitativa e os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada junto aos Kófas, anciãos da comunidade, ou seja, Bibliotecas Vivas. A partir do registro dos etnosaberes sobre as aves, junto aos kófas foi possível propor a articulação entre etnosaberes e conteúdos escolares abordados no ensino de Ciências. Para tanto, foi proposta uma adaptação do Aprendizado Sequencial proposto por Joseph Cornell, que contemplasse a articulação dos etnosaberes sobre as aves aos conteúdos escolares, envolvendo saídas a campo. Reiteramos a necessidade de construir um currículo diferenciado e próximo da identidade do povo Kaingang. Demonstramos que é possível relacionar e articular os etnosaberes sobre aves aos conteúdos escolares, inserindo-os no currículo da escola Indígena em busca de uma educação diferenciada. Defendemos o Aprendizado Sequencial como uma importante metodologia para o trabalho com as aves em escolas indígenas, já que promove práticas pedagógicas que possibilitam a articulação dos etnosaberes e dos conteúdos escolares a partir de saídas a campo, potencializando a aproximação entre ser humano e natureza.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-03-14T16:26:16Z No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 1695860 bytes, checksum: 6e26a0cc4df70e0c7ea439fc11e1c5c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-15T12:13:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 1695860 bytes, checksum: 6e26a0cc4df70e0c7ea439fc11e1c5c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-15T12:13:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 1695860 bytes, checksum: 6e26a0cc4df70e0c7ea439fc11e1c5c5 (MD5) Previous issue date: 2022-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecas Vivaspt_BR
dc.subjectAvespt_BR
dc.subjectEtnosaberespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectComunidades indígenaspt_BR
dc.titleO ensino de ciências e os etnosaberes sobre as aves da comunidade Kaingang de Iraí/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.