Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Robson Olivino-
dc.contributor.referee1Spinelli, Juçara-
dc.contributor.referee2Lepke, Sonize-
dc.creatorBasso, Catia Roseli Ritter-
dc.date2016-06-21-
dc.date.accessioned2017-06-27T13:08:07Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-06-27T13:08:07Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/522-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho está na investigação de argumentos que nos remetam às contribuições que o letramento visual oferece para o processo de ensino-aprendizagem dos surdos e para a alfabetização cartográfica destes sujeitos. Tendo em vista estas questões, a pesquisa precisou aprofundar-se em outras indagações que envolvem a complexidade da educação dos surdos. Neste estudo, a nossa concepção sobre o surdo, não leva em consideração a visão clínica destes sujeitos, mas sim, a perspectiva de indivíduos culturalmente diferentes. Os surdos estão inseridos no grupo de pessoas com necessidades educacionais especiais, por isso, aspectos referentes à inclusão de pessoas com deficiência em turmas de ensino regular tornaram-se relevantes em nossas discussões. Nossa maior ênfase está em apresentar alternativas que possibilitem o melhoramento na educação dos surdos, neste sentido, buscamos conduzir esta pesquisa para as contribuições do letramento visual. Além disso, discutir a alfabetização cartográfica destes sujeitos e de que forma a ênfase na visualidade de imagens pode contribuir neste processo. Esta monografia desenvolveu-se a partir da revisão bibliográfica, e nos trouxe muitas demandas que foram contempladas neste estudo e outras que ainda buscaremos contemplar em estudos futuros, demonstrando com isso a complexidade que é a educação dos surdos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-26T17:36:07Z No. of bitstreams: 1 BASSO.PDF: 1082173 bytes, checksum: 9f5e74e341915b9edb36fa59b5bc1744 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-27T13:08:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BASSO.PDF: 1082173 bytes, checksum: 9f5e74e341915b9edb36fa59b5bc1744 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-27T13:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BASSO.PDF: 1082173 bytes, checksum: 9f5e74e341915b9edb36fa59b5bc1744 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação dos surdospt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectAlfabetização cartográficapt_BR
dc.subjectEnsino da geografiapt_BR
dc.subjectEscola inclusivapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleO surdo na escola inclusiva : aproximações entre visual e alfabetização cartográficapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BASSO.PDF1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.