Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paim, Robson Olivino | - |
dc.contributor.referee1 | Spinelli, Juçara | - |
dc.contributor.referee2 | Lepke, Sonize | - |
dc.creator | Basso, Catia Roseli Ritter | - |
dc.date | 2016-06-21 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-27T13:08:07Z | - |
dc.date.available | 2016-06-21 | - |
dc.date.available | 2017-06-27T13:08:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/522 | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho está na investigação de argumentos que nos remetam às contribuições que o letramento visual oferece para o processo de ensino-aprendizagem dos surdos e para a alfabetização cartográfica destes sujeitos. Tendo em vista estas questões, a pesquisa precisou aprofundar-se em outras indagações que envolvem a complexidade da educação dos surdos. Neste estudo, a nossa concepção sobre o surdo, não leva em consideração a visão clínica destes sujeitos, mas sim, a perspectiva de indivíduos culturalmente diferentes. Os surdos estão inseridos no grupo de pessoas com necessidades educacionais especiais, por isso, aspectos referentes à inclusão de pessoas com deficiência em turmas de ensino regular tornaram-se relevantes em nossas discussões. Nossa maior ênfase está em apresentar alternativas que possibilitem o melhoramento na educação dos surdos, neste sentido, buscamos conduzir esta pesquisa para as contribuições do letramento visual. Além disso, discutir a alfabetização cartográfica destes sujeitos e de que forma a ênfase na visualidade de imagens pode contribuir neste processo. Esta monografia desenvolveu-se a partir da revisão bibliográfica, e nos trouxe muitas demandas que foram contempladas neste estudo e outras que ainda buscaremos contemplar em estudos futuros, demonstrando com isso a complexidade que é a educação dos surdos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-06-26T17:36:07Z No. of bitstreams: 1 BASSO.PDF: 1082173 bytes, checksum: 9f5e74e341915b9edb36fa59b5bc1744 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-27T13:08:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BASSO.PDF: 1082173 bytes, checksum: 9f5e74e341915b9edb36fa59b5bc1744 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-27T13:08:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BASSO.PDF: 1082173 bytes, checksum: 9f5e74e341915b9edb36fa59b5bc1744 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação dos surdos | pt_BR |
dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização cartográfica | pt_BR |
dc.subject | Ensino da geografia | pt_BR |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | O surdo na escola inclusiva : aproximações entre visual e alfabetização cartográfica | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BASSO.PDF | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.