Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/522
Type: Monografia
Title: O surdo na escola inclusiva : aproximações entre visual e alfabetização cartográfica
Author: Basso, Catia Roseli Ritter
First advisor: Paim, Robson Olivino
metadata.dc.contributor.referee1: Spinelli, Juçara
metadata.dc.contributor.referee2: Lepke, Sonize
Resume: O objetivo do presente trabalho está na investigação de argumentos que nos remetam às contribuições que o letramento visual oferece para o processo de ensino-aprendizagem dos surdos e para a alfabetização cartográfica destes sujeitos. Tendo em vista estas questões, a pesquisa precisou aprofundar-se em outras indagações que envolvem a complexidade da educação dos surdos. Neste estudo, a nossa concepção sobre o surdo, não leva em consideração a visão clínica destes sujeitos, mas sim, a perspectiva de indivíduos culturalmente diferentes. Os surdos estão inseridos no grupo de pessoas com necessidades educacionais especiais, por isso, aspectos referentes à inclusão de pessoas com deficiência em turmas de ensino regular tornaram-se relevantes em nossas discussões. Nossa maior ênfase está em apresentar alternativas que possibilitem o melhoramento na educação dos surdos, neste sentido, buscamos conduzir esta pesquisa para as contribuições do letramento visual. Além disso, discutir a alfabetização cartográfica destes sujeitos e de que forma a ênfase na visualidade de imagens pode contribuir neste processo. Esta monografia desenvolveu-se a partir da revisão bibliográfica, e nos trouxe muitas demandas que foram contempladas neste estudo e outras que ainda buscaremos contemplar em estudos futuros, demonstrando com isso a complexidade que é a educação dos surdos.
Keywords: Educação dos surdos
Letramento visual
Alfabetização cartográfica
Ensino da geografia
Escola inclusiva
Educação inclusiva
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/522
Issue Date: 21-Jun-2016
Appears in Collections:Geografia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BASSO.PDF1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.