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Type: Dissertação
Title: Agroindústrias familiares: estratégias de mercado, gestão e sustentabilidade no norte gaúcho
Author: Lorenzon, Cheila Fátima
First advisor: Zonin, Valdecir José
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Toledo, Eliziário Boeira Noé
metadata.dc.contributor.referee1: Kroth , Darlan Christiano
metadata.dc.contributor.referee2: Raupp, André Kuhn
Resume: As agroindústrias, principalmente familiares, têm o potencial de transformar matéria-prima em alimento, seja de origem animal ou vegetal, podendo contribuir com diversas questões socioeconômicas, tais como a permanência do agricultor no campo, geração de renda, sucessão familiar. O protagonismo que a agricultura familiar vem assumindo no cenário do agronegócio está diretamente relacionado com a evolução do empreendedorismo rural, o empoderamento e a apropriação da informação pelos agricultores familiares. O objetivo deste trabalho é analisar e compreender as percepções das dimensões da sustentabilidade adotadas pelos agricultores na gestão e condução de novos mercados para as agroindústrias, na região do COREDE, Norte do Rio Grande do Sul. O estudo de caso foi realizado através da aplicação de um questionário padronizado para agricultores(as) que realizam a gestão das agroindústrias familiares rurais do COREDE. O trabalho gerou dados qualitativos e quantitativos através de pesquisa exploratória/ descritiva e bibliográfica. Com o estudo, concluiu-se que a gestão da agroindústria é realizada de maneira informal com algumas iniciativas formais, principalmente na parte financeira. Os agricultores reconhecem que realizar a gestão é fundamental, principalmente para tomar decisões mais assertivas tanto na produção, quanto na comercialização, porém, possuem dificuldades para realizá-la, principalmente pela falta de tempo disponível para esta atividade. Ao tratar da comercialização, os agricultores admitem que seus produtos possuem características artesanais e processos coloniais, mas que podem explorar ainda mais os canais de comercialização disponíveis e diversificar as estratégias para atendimento do cliente. Quanto à sustentabilidade ambiental, as agroindústrias possuem uma preocupação com o meio ambiente, pensando em se enquadrar nas legislações ambientais, em realizar ações sociais e gerar resultados econômicos positivos, porém possuem percepções dispersas sobre o assunto. Estes resultados indicam que, tanto na pesquisa exploratória/ descritiva quanto na pesquisa bibliográfica, a gestão é uma ferramenta importante para a sustentabilidade do empreendimento. Uma gestão baseada em dados formais pode contribuir para que as agroindústrias desenvolvam ainda mais seu potencial, ampliando os mercados, ajustando os produtos às necessidades dos consumidores e obtendo lucro através da maior produtividade com custos mais enxutos.
Abstract: Agribusiness, mainly family ones, have the potential to transform raw material into food, whether of animal or vegetable origin, and can contribute to several issues socioeconomic, such as the permanence of the farmer in the field, income generation, and family succession. The protagonism that family farming has taken on, in the agribusiness scenario, is directly related to the evolution of rural entrepreneurship, the empowerment and the appropriation of information by family farmers. The objective of this work is to analyze and understand the perceptions of the dimensions of sustainability adopted by farmers in the management and conduction of new markets for agribusiness, in the COREDE region, North of Rio Grande do Sul. The case study was accomplished through the application of a standardized questionnaire for farmers, who perform the management of the rural family agribusiness of COREDE. The work generated qualitative and quantitative dice through exploratory / descriptive and bibliographic research. From this study, it was concluded that the management of the agribusiness is accomplished informally with some formal initiatives, mainly in the financial part. Farmers recognize that to accomplish the management is fundamental, principally to make more assertive decisions, both in production and in marketing; however, they have difficulties to accomplish it, especially due to the lack of time available for this activity. When dealing of commercialization, the farmers admit that their products have artisanal characteristics and colonial processes, but that they can further explore the available marketing channels, and diversify strategies for customer service. As for environmental sustainability, the agribusiness have a concern for the environment, thinking about complying with environmental legislation, carrying out social actions and generating positive economic results; nevertheless, they have scattered perceptions about the issue. These results indicate that, both in exploratory / descriptive and in bibliographic research, the management is an important tool for the sustainability of the development. Management based on formal data can contribute to agribusiness to develop it potential even further, expanding the markets, adjusting the products to the needs of consumers, and making a profit through higher productivity with low costs.
Keywords: Agroindústrias familiares
Gestão
Mercados
Sustentabilidade
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5246
Issue Date: Mar-2021
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

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