Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerrero, Patricia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4791472J4pt_BR
dc.creatorRosa, Venilda Esmerio da-
dc.date2015-12-10-
dc.date.accessioned2017-06-27T13:09:17Z-
dc.date.available2017-06-26-
dc.date.available2017-06-27T13:09:17Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/524-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com base nas Diretrizes e na experiência de formação como futura educadora do campo, aprofundando, especialmente, os estudos sobre Cultura e Identidade. Tomando como foco da pesquisa o trabalho com a música, considerando-a como parte integrante na construção e valorização da cultura e identidade dos sujeitos do campo. O objetivo compreender se, e como, o trabalho com música nas escolas do campo tem contribuído, ou pode contribuir no processo de reconhecimento dos sujeitos do campo e na valorização da sua identidade. Esta pesquisa busca, também, discutir a importância da cultura na formação dos sujeitos do campo. Este trabalho divide se em dois capítulos sendo o primeiro capitulo a Educação do Campo e a escola do campo: movimentos em construção e segundo, Música, identidade e cultura camponesa. Trabalho realizado por meio de observação e acompanhamento de atividades que envolveram as músicas trabalhadas pelo professor João Maria Teixeira, com os educandos das séries iniciais, da Escola Municipal Rural Raquel de Queiroz, no distrito do Passo Liso, em Laranjeiras do Sul/PR. Sendo realizado também uma entrevista com o acadêmico do curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Licenciatura, João Idênio Teixeira, filho do professor, que tem desenvolvido, ao longo do curso, diferentes projetos interdisciplinares nas escolas da região. E como voluntario tem contribuído no trabalho com a música realizado na escola. Contribuindo de qualquer forma para a construção da escola do campo.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado com base nas Diretrizes e na experiência de formação como futura educadora do campo, aprofundando, especialmente, os estudos sobre Cultura e Identidade. Tomando como foco da pesquisa o trabalho com a música, considerando-a como parte integrante na construção e valorização da cultura e identidade dos sujeitos do campo. O objetivo compreender se, e como, o trabalho com música nas escolas do campo tem contribuído, ou pode contribuir no processo de reconhecimento dos sujeitos do campo e na valorização da sua identidade. Esta pesquisa busca, também, discutir a importância da cultura na formação dos sujeitos do campo. Este trabalho divide se em dois capítulos sendo o primeiro capitulo a Educação do Campo e a escola do campo: movimentos em construção e segundo, Música, identidade e cultura camponesa. Trabalho realizado por meio de observação e acompanhamento de atividades que envolveram as músicas trabalhadas pelo professor João Maria Teixeira, com os educandos das séries iniciais, da Escola Municipal Rural Raquel de Queiroz, no distrito do Passo Liso, em Laranjeiras do Sul/PR. Sendo realizado também uma entrevista com o acadêmico do curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Licenciatura, João Idênio Teixeira, filho do professor, que tem desenvolvido, ao longo do curso, diferentes projetos interdisciplinares nas escolas da região. E como voluntario tem contribuído no trabalho com a música realizado na escola. Contribuindo de qualquer forma para a construção da escola do campo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Rosa Moraes Maximiano (maria.maximiano@uffs.edu.br) on 2017-06-26T18:02:38Z No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 371965 bytes, checksum: 77bd3b0153817e314e946523c9cc70c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-27T13:07:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 371965 bytes, checksum: 77bd3b0153817e314e946523c9cc70c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-27T13:09:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 371965 bytes, checksum: 77bd3b0153817e314e946523c9cc70c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-27T13:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 371965 bytes, checksum: 77bd3b0153817e314e946523c9cc70c5 (MD5) Previous issue date: 2015-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSujeitos do campopt_BR
dc.titleMúsica nas escolas do campo: diálogos sobre identidade e cultura camponesapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA.pdf363,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.