Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/524
Type: Monografia
Título : Música nas escolas do campo: diálogos sobre identidade e cultura camponesa
Author: Rosa, Venilda Esmerio da
First advisor: Guerrero, Patricia
Resume: Este trabalho foi realizado com base nas Diretrizes e na experiência de formação como futura educadora do campo, aprofundando, especialmente, os estudos sobre Cultura e Identidade. Tomando como foco da pesquisa o trabalho com a música, considerando-a como parte integrante na construção e valorização da cultura e identidade dos sujeitos do campo. O objetivo compreender se, e como, o trabalho com música nas escolas do campo tem contribuído, ou pode contribuir no processo de reconhecimento dos sujeitos do campo e na valorização da sua identidade. Esta pesquisa busca, também, discutir a importância da cultura na formação dos sujeitos do campo. Este trabalho divide se em dois capítulos sendo o primeiro capitulo a Educação do Campo e a escola do campo: movimentos em construção e segundo, Música, identidade e cultura camponesa. Trabalho realizado por meio de observação e acompanhamento de atividades que envolveram as músicas trabalhadas pelo professor João Maria Teixeira, com os educandos das séries iniciais, da Escola Municipal Rural Raquel de Queiroz, no distrito do Passo Liso, em Laranjeiras do Sul/PR. Sendo realizado também uma entrevista com o acadêmico do curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Licenciatura, João Idênio Teixeira, filho do professor, que tem desenvolvido, ao longo do curso, diferentes projetos interdisciplinares nas escolas da região. E como voluntario tem contribuído no trabalho com a música realizado na escola. Contribuindo de qualquer forma para a construção da escola do campo.
Resumen : Este trabalho foi realizado com base nas Diretrizes e na experiência de formação como futura educadora do campo, aprofundando, especialmente, os estudos sobre Cultura e Identidade. Tomando como foco da pesquisa o trabalho com a música, considerando-a como parte integrante na construção e valorização da cultura e identidade dos sujeitos do campo. O objetivo compreender se, e como, o trabalho com música nas escolas do campo tem contribuído, ou pode contribuir no processo de reconhecimento dos sujeitos do campo e na valorização da sua identidade. Esta pesquisa busca, também, discutir a importância da cultura na formação dos sujeitos do campo. Este trabalho divide se em dois capítulos sendo o primeiro capitulo a Educação do Campo e a escola do campo: movimentos em construção e segundo, Música, identidade e cultura camponesa. Trabalho realizado por meio de observação e acompanhamento de atividades que envolveram as músicas trabalhadas pelo professor João Maria Teixeira, com os educandos das séries iniciais, da Escola Municipal Rural Raquel de Queiroz, no distrito do Passo Liso, em Laranjeiras do Sul/PR. Sendo realizado também uma entrevista com o acadêmico do curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Licenciatura, João Idênio Teixeira, filho do professor, que tem desenvolvido, ao longo do curso, diferentes projetos interdisciplinares nas escolas da região. E como voluntario tem contribuído no trabalho com a música realizado na escola. Contribuindo de qualquer forma para a construção da escola do campo.
Palabras clave : Cultura
Identidade
Música
Sujeitos do campo
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/524
Fecha de publicación : 10-dic-2015
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ROSA.pdf363,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.