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Tipo: Dissertação
Título: A construção de um "novo" sujeito da velhice: o estatuto do idoso e a educação intergeracional como tecnologia social
Autor(es): Kummer, Daniela Vargas
Primeiro Orientador: Loro, Alexandre Paulo
Primeiro membro da banca: Santin, Janaína Rigo
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: Os dados oficiais apontam o incremento no envelhecimento da população brasileira. Como ferramenta jurídica, o Estatuto do Idoso prevê os Direitos Fundamentais desses sujeitos, já previstos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Tendo esses instrumentos força normativa, ao Poder Público cabe a criação e a implementação de ações protetivas e Políticas Públicas que promovam o seu protagonismo. Nesse contexto, este trabalho aborda a temática da educação intergeracional como ferramenta de transformação sociocultural, a partir da constatação de que a cultura social encontra-se impregnada de conceitos restritivos no que diz respeito ao envelhecimento humano, tratando-o como problema social. Nesse sentido, a problemática deste trabalho parte da premissa de que a cultura social não atribui tratamento empático para com os idosos, desprezam-se suas contribuições para a formação da sociedade e, consequentemente, há a desvalorização desses indivíduos, sobretudo por suas limitações físicas, psicológicas, estéticas, produtivas e, consequentemente, menos ou nada lucrativas, o que se pode adjetivar como um tratamento violento. Em decorrência dessa estruturação social extremamente discriminatória, o objetivo é analisar o fenômeno de envelhecimento da população idosa a sua relação com o Poder Público, a partir do Estatuto do Idoso e da educação formal, de modo a apresentar o novo sujeito da velhice e os aspectos culturais, analisar o Estatuto do Idoso como instrumento de proteção e de promoção de direitos e defender a educação intergeracional como alternativa de ressignificação social e de concretização de direitos dos idosos. A abordagem é qualitativa e o método de pesquisa utilizado consiste em pesquisa bibliográfica, de forma interdisciplinar. Conclui-se que a construção de um novo sujeito na velhice, de forma a concretizar os direitos previstos no Estatuto do Idoso e promover seu acesso aos equipamentos sociais de incremento de qualidade de vida seja possível por meio da adoção de políticas públicas estruturadas baseadas na educação intergeracional, o que já é possível constatar na existência de tecnologias sociais adotadas em projetos de iniciativa privada no Brasil e no exterior.
Abstract/Resumen: Official data point to an increase in the aging of the Brazilian population. As a legal tool, the Elderly Statute provides for the Fundamental Rights of these subjects, already provided for in the 1988 Constitution of the Federative Republic of Brazil. These instruments have normative force, the Public Power is responsible for creating and implementing protective actions and Public Policies that promote a protagonist social role. This paper addresses the issue of intergenerational education as a tool for sociocultural transformation, based on the observation that social culture is impregnated with restrictive concepts regarding human aging, treating it as a social problem. In this context, this work addresses the issue of intergenerational education as a tool for sociocultural transformation, based on the observation that social culture is impregnated with restrictive concepts regarding human aging, treating it as a social problem. In this sense, the issue of this dissertation is based on the premise that social culture does not provide empathic treatment for the elderly, their contributions to the formation of society are neglected and, consequently, these individuals are undervalued, especially due to their physical limitations, psychological, aesthetic, productive and, consequently, less, or not profitable, which can be described as violent treatment. As a result of this extremely discriminatory social structure, the objective is to analyze the phenomenon of aging of the elderly population and its relationship with the Government, based on the Statute of the Elderly and formal education, presenting the new subject of old age and cultural aspects, analyze the Elderly Statute as an instrument for the protection and promotion of rights and defend intergenerational education as an alternative for social redefinition and realization of the rights of the elderly. The approach is qualitative, and the research method used consists of bibliographical research, in an interdisciplinary way. It is concluded that the construction of a new subject in old age, to realize the rights provided for in the Statute of the Elderly and promote their access to social facilities to improve the quality of life, is possible through the adoption of structured public policies based on education generation, which can already be seen in the existence of social technologies adopted in private initiative projects in Brazil and abroad.
Palavras-chave: Educação
Envelhecimento humano
Estatuto do Idoso
Intergeracionalidade
Protagonismo dos idosos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5276
Data do documento: Fev-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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