Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5279
Tipo: Monografia
Título: As perspectivas do ensino de ciências na educação do campo: a partir dos anais do SINECT
Autor(es): Morgan, Fernanda Cássia Baú
Primeiro Orientador: Peres, Gisele Louro
Resumo: O presente trabalho busca apresentar as perspectivas da Educação do Campo no Brasil, onde as ações que foram emergindo se iniciaram na década de 90 e até hoje poucas conquistas foram alcançadas pela sociedade. A proposta desta pesquisa ocorre na busca dos trabalhos completos publicitados no Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia (SINECT) entre os anos de 2009 e 2016, no que tange a temática Educação do Campo. No primeiro momento, buscamos os trabalhos completos por meio do site online do evento onde obtivemos integralmente as produções de trabalhos submetidos, porém não foi encontrado nenhum trabalho que tivesse em seu título a abordagem “Educação no Campo”. Sendo assim, buscamos os artigos dentro da área do Ensino de Ciências que estavam relacionadas com as palavras chaves elencadas: Agroecologia, Educação Ambiental e Ensino de Ciências, através de uma análise exploratória. Foram encontrados ao todo 34 trabalhos completos e percebe-se que existe pouca discussão ou quase nada com esta temática. Buscamos uma proposta de ensino voltada para a criação de composteira “ecológica” para posterior utilizar do adubo orgânico produzido em uma horta “ecológica”, para entender o processo educativo de diminuir a quantidade de resíduos de origem animal e de origem vegetal que são despejados em lixões, aterros ou até mesmo em qualquer lugar inapropriados. A proposta de ensino pensa na elaboração conjunta com os conteúdos conceituais abordados dentro do tema Composteira e Horta “ecológica”, buscando assim unir os conhecimentos das mais diferentes áreas.
Palavras-chave: Escola Rural
Ecologia Agrícola
Educação Ambiental
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5279
Data do documento: 15-Dez-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORGAN.pdf650,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.