Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5281
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Wirzbicki, Sandra Maria | - |
dc.creator | Lotici, Eliangela Palharini de Carvalho | - |
dc.date | 2018-11-10 | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T19:17:05Z | - |
dc.date.available | 2022-04-14T19:17:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-10 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5281 | - |
dc.description.resumo | Pensar formação inicial do professor perpassa desafios enfrentados ao longo da formação dentre eles os referentes aos estágios, que são importantes e necessários para a construção da identidade docente e constituição do professor. Neste sentido, valorizar o trabalho dos sujeitos envolvidos é fundamental para que haja um engajamento e compromisso neste processo. Assim, conhecer as percepções e sugestões dos supervisores de estágio torna-se significativo no sentido de contribuir com reflexões que subsidiem o processo de formação inicial em relação a ação tanto de professores quanto estagiários. Para tanto, a metodologia utilizada foi baseada na pesquisa qualitativa utilizando-se de entrevistas e escrita de narrativa com supervisores de estágio de Ciências da Natureza e suas Tecnologias das escolas de Educação Básica, séries finais do Ensino Fundamental, do município de Realeza/PR. A análise dos dados foi feita com base na Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi através da qual emergiram quatro categorias que permitiram refletir sobre os discursos dos supervisores de estágio da escola em relação ao seu papel nos estágios, sua contribuição para a formação do novo docente, relação entre a Universidade e a escola, e, os desafios no ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-04-08T18:38:51Z No. of bitstreams: 1 LOTICI.pdf: 1195638 bytes, checksum: 052eb63862069ed318d392c2a2540103 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-14T19:17:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOTICI.pdf: 1195638 bytes, checksum: 052eb63862069ed318d392c2a2540103 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-14T19:17:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOTICI.pdf: 1195638 bytes, checksum: 052eb63862069ed318d392c2a2540103 (MD5) Previous issue date: 2018-11-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Estágios Supervisionados | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Percepções dos supervisores das escolas de educação básica, anos finais do ensino fundamental, do município de Realeza PR sobre influência do estágio na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LOTICI.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.