Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wirzbicki, Sandra Maria-
dc.creatorLotici, Eliangela Palharini de Carvalho-
dc.date2018-11-10-
dc.date.accessioned2022-04-14T19:17:05Z-
dc.date.available2022-04-14T19:17:05Z-
dc.date.issued2018-11-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5281-
dc.description.resumoPensar formação inicial do professor perpassa desafios enfrentados ao longo da formação dentre eles os referentes aos estágios, que são importantes e necessários para a construção da identidade docente e constituição do professor. Neste sentido, valorizar o trabalho dos sujeitos envolvidos é fundamental para que haja um engajamento e compromisso neste processo. Assim, conhecer as percepções e sugestões dos supervisores de estágio torna-se significativo no sentido de contribuir com reflexões que subsidiem o processo de formação inicial em relação a ação tanto de professores quanto estagiários. Para tanto, a metodologia utilizada foi baseada na pesquisa qualitativa utilizando-se de entrevistas e escrita de narrativa com supervisores de estágio de Ciências da Natureza e suas Tecnologias das escolas de Educação Básica, séries finais do Ensino Fundamental, do município de Realeza/PR. A análise dos dados foi feita com base na Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi através da qual emergiram quatro categorias que permitiram refletir sobre os discursos dos supervisores de estágio da escola em relação ao seu papel nos estágios, sua contribuição para a formação do novo docente, relação entre a Universidade e a escola, e, os desafios no ensino de Ciências.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-04-08T18:38:51Z No. of bitstreams: 1 LOTICI.pdf: 1195638 bytes, checksum: 052eb63862069ed318d392c2a2540103 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-14T19:17:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOTICI.pdf: 1195638 bytes, checksum: 052eb63862069ed318d392c2a2540103 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-14T19:17:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOTICI.pdf: 1195638 bytes, checksum: 052eb63862069ed318d392c2a2540103 (MD5) Previous issue date: 2018-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEstágios Supervisionadospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titlePercepções dos supervisores das escolas de educação básica, anos finais do ensino fundamental, do município de Realeza PR sobre influência do estágio na formação de professorespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOTICI.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.