Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5282
Tipo: Monografia
Título: O processo de formação de professores no contexto da educação do campo
Autor(es): Ertel, Sônia Roseli
Primeiro Orientador: Deus, Andréia Florêncio Eduardo de
Resumo: Através de pesquisa investigativa junto aos 10 professores atuantes no ano de 2017 na Casa Familiar Rural (CFR) localizada no município de Três Barras do Paraná, buscamos compreender o processo formativo para a Educação do Campo através dos seguintes questionamentos: O processo formativo docente condiz com a necessidade de conhecimento social; com um projeto de educação e de sociedade na perspectiva de estabelecimento de relações entre os sujeitos e o meio; com o desenvolvimento de habilidades profissionais baseada na ciência, nas possibilidades tecnológicas a favor do trabalho e da preservação ambiental e aos princípios sociais da coletividade? Constatamos a dificuldade dos professores da Educação do Campo em se reconhecerem enquanto atores sociais do meio onde vivem e de apresentar aos seus alunos possibilidades de qualidade de vida no campo. A partir desta constatação levamos aos professores a proposta de intervenção, que está em andamento, a qual dialoga com a prática cotidiana do professor, contextualizada e relacionada ao conceito de campo no decorrer da história. As atividades de intervenção ocorrem quinzenalmente junto aos 10 professores da CFR e foi estendida a mais 08 professores da educação do campo do município de Três Barras do Paraná. A proposta é uma parceria entre a Universidade Federal Fronteira Sul – Campos Realeza, Movimento Social Sem Terra e Colégio Estadual Princesa Izabel. Os encontros são dirigidos pelos professores da Universidade Federal Fronteira Sul – Campos Realeza que aceitaram o convite enquanto voluntários no projeto. A dinâmica utilizada nos encontros fica a critério do professor convidado, que explora temas definidos entre ele e as autoras do projeto, voltados a valorização do espaço do campo, enquanto qualidade de vida. Até o fechamento deste trabalho foram realizados 08 dos 12 encontros propostos e a finalização do projeto está prevista para março de 2018 e culminará em atividade de relato de experiência dos professores da Educação do Campo participantes do projeto. Optamos por esta metodologia por acreditarmos na parceria pública, devido aos seus interesses comuns de preservação e valorização da vida.
Abstract/Resumen: Through research research with the ten teachers working in the Rural Family House (CFR) in the city of Três Barras do Paraná in 2017, we sought to understand the formative process for Field Education through the following questions: the need for social knowledge; with a project of education and society in the perspective of establishing relations between the subjects and the environment; with the development of professional skills based on science, technological possibilities in favor of work and environmental preservation and the social principles of the community? We note the difficulty of the teachers of the Field Education in recognizing themselves as social actors of the environment where they live and of presenting to their students possibilities of quality of life in the field. Based on this observation, we offer teachers the intervention proposal, which is in progress, which dialogues with the daily practice of the teacher, contextualized and related to the concept of field throughout history. The intervention activities take place biweekly with the 10 teachers of the CFR and was extended to another 08 teachers of the rural education of the municipality of Três Barras do Paraná. The proposal is a partnership between the Federal Frontier Southern University - Campos Realeza, Landless Social Movement and Princesa Izabel State College. The meetings are led by the professors of Fronteira Sul Federal University - Campos Realeza who accepted the invitation as volunteers in the project. The dynamics used in the meetings is at the discretion of the invited teacher, who explores themes defined between him and the authors of the project, aimed at valuing the countryside as a quality of life. Until the closing of this work, 08 of the 12 proposed meetings were held and the project is scheduled for completion in March 2018 and will culminate in the experience of the Field Education teachers participating in the project. We chose this methodology because we believe in the public partnership, due to their common interests of preservation and appreciation of life.
Palavras-chave: Formação de Professores
Formação Continuada do Professor
Escola Rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5282
Data do documento: 27-Out-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERTEL.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.