Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5309
Tipo: Monografia
Título: A Bahia desnudada pela pena satírica de Gregório de Matos
Autor(es): Libarde, André Felipe
Primeiro Orientador: Thimóteo, Saulo Gomes
Resumo: Gregório de Matos, ao lado de Padre Antônio Vieira, é o principal representante da Literatura Barroca, do século XVII, no Brasil. Também, é considerado por muitos o primeiro poeta genuinamente brasileiro. Apesar disso, sua poesia permaneceu inédita até as primeiras décadas do século XX. Sendo assim, faz-se relevante o estudo acerca de sua obra, em questões literárias e históricas, pois o poeta baiano teve importante papel de cronista de uma nascente sociedade brasileira que já apresentava corrupção e vícios. Para isso, foram analisados dois poemas conceptistas do autor: “Contemplando nas cousas do mundo desde o seu retiro, lhe atira com seu apage, como quem a nado escapou da tromenta” e “Torna a definir o poeta os maos modos de obrar na governança da Bahia, principalmente naquela universal fome, que padecia a cidade”. Através de análise, vê-se que Gregório de Matos apresentou um painel crítico da sociedade baiana do século XVII, condenando o povo e instituições daquele período, demonstrando, com a Bahia como referência por ser o centro comercial e populacional do Brasil colônia à época, a imoralidade da incipiente nação brasileira, através de seus poemas.
Abstract/Resumen: Gregório de Matos, junto al padre António Vieira, es el principal representante de la Literatura Barroca, del siglo XVII, en Brasil. Además, está considerado por muchos como el primer poeta genuinamente brasileño. A pesar de ello, su poesía permaneció inédita hasta las primeras décadas del siglo XX. Así, el estudio de su obra es relevante, en cuestiones literarias e históricas, pues el poeta bahiano tuvo un papel importante como cronista de una naciente sociedad brasileña que ya tenía corrupción y vicios. Para ello, fueron analizados dos poemas conceptistas del autor: “Contemplando nas cousas do mundo desde o seu retiro, lhe atira com seu apage, como quem a nado escapou da tromenta” y “Torna a definir o poeta os maos modos de obrar na governança da Bahia, principalmente naquela universal fome, que padecia a cidade”. Mediante este análisis, se puede apreciar que Gregório de Matos presentó una crítica de la sociedad bahiana del siglo XVII, condenando el pueblo e instituciones de ese período, demostrando, con Bahía como referencia por ser el centro comercial y poblacional del Brasil colonia en aquella época, el desarrollo moral de la naciente nación brasileña, por medio de sus poemas.
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Barroco (Literatura)
Período Colonial
Poética
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5309
Data do documento: 20-Jun-2021
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIBARDE.pdf228,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.